Código Oficial: | 6090 |
Sigla: | MESHO |
Descrição: | Apresentar Candidatura: |
Estimar os elementos básicos de avaliação económica: investimentos, custos e mercado. Efetuar estimativas económicas relativamente a projetos de vária índole: produtores de serviços, geradores de receitas, análise marginal, comparações entre leasing e aquisição em contextos sucessivamente mais complexos.
Os objectivos são: Conhecimento - Conhecer e distinguir o conceito de Higiene do Trabalho; Compreensão - Identificar os principais agentes físicos e químicos presentes nos locais de trabalho e, de forma sumária, alguns agentes biológicos; Aplicação - Caracterizar medidas de proteção contra os agentes físicos, químicos e biológicos; Síntese - Definir métodos de análise e de controlo específicos.
No final da componente letiva da UC, o estudante deve ser capaz de:
Os objetivos desta Unidade Curricular são a sensibilização para a problemática da qualidade, a compreensão dos principais sistemas de certificação de qualidade, ambiente e segurança e saúde no trabalho, a identificação das atividades de segurança e saúde do trabalho e a aplicação ao regime jurídico de gestão da segurança e saúde do trabalho.
Os principais objetivos da Unidade Curricular são os seguintes:
Conhecer metodologias de análise de Riscos ( Ocupacionais, Naturais e Tecnológicos);
Definir um sistema integrado de gestão da segurança ocupacional e ambiental;
Entender e aplicar técnicas e métodos de análise de gestão de riscos;
Identificar e dimensionar sistemas de gestão para planear e organizar a resposta a situações de risco grave e iminente.
Compreender o papel dos diferentes elementos de um sistema e a contribuição relativa que têm para o risco global;
Identificar e analisar o papel do elemento humano na causalidade de acidentes e perturbações ou disfuncionalidades;
Estabelecer os princípios da organização da emergência.
JUSTIFICAÇÃO:
No mundo atual, a qualidade, a segurança e o ambiente são preocupações incontornáveis. No domínio da segurança, a problemática do incêndio assume uma posição relevante. Num curso de Engenharia Civil, estará sobretudo em causa a Segurança Contra Incêndio em Edifícios (SCIE). Por outro lado, trata-se de uma área técnica regulamentada há já vários anos, cujas disposições não podem ser ignoradas pelos engenheiros civis; com a agravante de se ter verificado, recentemente, uma remodelação profunda da regulamentação aplicável. Os Conceitos da disciplina também se inserem na atividade de projeto parcelar de segurança contra incêndio, atividade de um Engenheiro Civil. E ainda na implementação das medidas de autoproteção, enquanto medidas de OGS - Organização e Gestão da Segurança Contra Incêndio
OBJECTIVOS:
Aprofundamento e complemento da formação básica adquirida em física das Construções. Sensibilizar os futuros engenheiros para a problemática da SCIE. Fornecer-lhes uma abordagem aos conceitos fundamentais e princípios físicos e químicos da "Engenharia do Fogo". Familiarizá-los com as técnicas correntes, bem como com a regulamentação e a normalização portuguesas, relativas à segurança contra incêndio em edifícios. Proporcionar-lhes capacidade para a identificação e a resolução de problemas de SCIE. Aplicação regulamentar e de conhecimentos na ótica do projetista. Pretende-se dar uma visão tão ampla quanto possível das prescrições e exigências regulamentares.
Introduzir o conceito e de Segurança (Rodo)viária e desenvolver as competências dos alunos para identificar os fatores de risco, em geral, e em casos concretos, e a sua capacidade para definir e propor medidas e soluções que reduzam os riscos de acidentes viários. Identificar os principais fatores de risco e estudar, analisar e propor soluções. Identificar situações e efetuar análise de risco no terreno. Analisar medidas de prevenção, incluindo as de formação e educação para a segurança viária e a condução defensiva.
O objetivo global é o de:
Desenvolver o conjunto de competências metodológicas que capacitem cada estudante a circunscrever um tema, identificar um problema e definir objetivos de trabalho.
Nos casos em que a dissertação atribuída seja acolhida numa instituição externa, é possível que uma parte do trabalho de preparação no âmbito desta Unidade Curricular já seja efetuado nas instalações da instituição, com um responsável pelo acompanhamento por esta designado.
Integrar conhecimentos adquiridos em outras UCs do CE e desenvolver competências no âmbito da realização, avaliação económica, planeamento e controlo de projetos no domínio da Segurança e Higiene Ocupacionais.
Uma vez concluída a UC, o estudante deve ser capaz de acompanhar e avaliar de forma crítica o desenvolvimento de um projeto no domínio da Segurança e Higiene Ocupacionais. Nos casos em que a dissertação atribuída seja acolhida numa instituição externa, é possível que uma parte do trabalho de preparação no âmbito desta Unidade Curricular já seja efetuado nas instalações da instituição, com um responsável pelo acompanhamento por esta designado.
I. PSICOSSOCIOLOGIA DO TRABALHO
Dar a conhecer as principais correntes da psicossociologia do trabalho e proporcionar um conhecimento aprofundado de alguns temas centrais, para a consideração do fator humano na gestão da segurança e saúde no trabalho;
II. COMUNICAÇÃO
Sensibilizar para a compreensão dos fenómenos comunicacionais e para o diálogo interdisciplinar na avaliação dos riscos;
III. FORMAÇÃO
Identificar oportunidades de formação, a partir da análise e conceção dos processos de trabalho;
Conceber programas de formação em segurança e saúde ocupacionais, articulados com as reais necessidades dos sistemas produtivos e as experiências e competências dos formandos;
Desenvolver um trabalho de investigação ou de desenvolvimento tecnológico dentro das problemáticas da segurança e higiene ocupcionais, em ambiente académico, académico e empresarial ou empresarial, em que são integrados e aplicados os conhecimentos, competências e atitudes desenvolvidas ao longo do curso.
Os principais objetivos da Unidade Curricular são os seguintes:
Conhecer metodologias de análise de Riscos ( Ocupacionais, Naturais e Tecnológicos);
Definir um sistema integrado de gestão da segurança ocupacional e ambiental;
Entender e aplicar técnicas e métodos de análise de gestão de riscos;
Identificar e dimensionar sistemas de gestão para planear e organizar a resposta a situações de risco grave e iminente.
Compreender o papel dos diferentes elementos de um sistema e a contribuição relativa que têm para o risco global;
Identificar e analisar o papel do elemento humano na causalidade de acidentes e perturbações ou disfuncionalidades;
Estabelecer os princípios da organização da emergência.
O estudante deve conhecer e identificar as principais patologias do trabalho, bem como os agentes toxicológicos mais significativos e respetivas consequências.
JUSTIFICAÇÃO:
No mundo atual, a qualidade, a segurança e o ambiente são preocupações incontornáveis. No domínio da segurança, a problemática do incêndio assume uma posição relevante. Num curso de Engenharia Civil, estará sobretudo em causa a Segurança Contra Incêndio em Edifícios (SCIE). Por outro lado, trata-se de uma área técnica regulamentada há já vários anos, cujas disposições não podem ser ignoradas pelos engenheiros civis; com a agravante de se ter verificado, recentemente, uma remodelação profunda da regulamentação aplicável. Os Conceitos da disciplina também se inserem na atividade de projeto parcelar de segurança contra incêndio, atividade de um Engenheiro Civil. E ainda na implementação das medidas de autoproteção, enquanto medidas de OGS - Organização e Gestão da Segurança Contra Incêndio
OBJECTIVOS:
Aprofundamento e complemento da formação básica adquirida em física das Construções. Sensibilizar os futuros engenheiros para a problemática da SCIE. Fornecer-lhes uma abordagem aos conceitos fundamentais e princípios físicos e químicos da "Engenharia do Fogo". Familiarizá-los com as técnicas correntes, bem como com a regulamentação e a normalização portuguesas, relativas à segurança contra incêndio em edifícios. Proporcionar-lhes capacidade para a identificação e a resolução de problemas de SCIE. Aplicação regulamentar e de conhecimentos na ótica do projetista. Pretende-se dar uma visão tão ampla quanto possível das prescrições e exigências regulamentares.
Introduzir o conceito e de Segurança (Rodo)viária e desenvolver as competências dos alunos para identificar os fatores de risco, em geral, e em casos concretos, e a sua capacidade para definir e propor medidas e soluções que reduzam os riscos de acidentes viários. Identificar os principais fatores de risco e estudar, analisar e propor soluções. Identificar situações e efetuar análise de risco no terreno. Analisar medidas de prevenção, incluindo as de formação e educação para a segurança viária e a condução defensiva.
Identificar e diagnosticar tendo por suporte a medicina baseada na evidência, as doenças decorrentes das condições laborais.
Adquirir de conhecimentos no que se refere aos conceitos e métodos específicos da área Organização e Administração de Serviços de Saúde Ocupacional.
Aquisição de conhecimentos relativos aos valores e princípios que devem nortear a conceção de políticas de saúde em contexto ocupacional.
O estudante deverá: saber identificar os diferentes tipos de indicadores de saúde, seus atributos, limitações e indicações e as respetivas fontes de informação; conhecer a evolução epidemiológica do estado de saúde da população e os respetivos fatores determinantes.
O objetivo global é o de:
Desenvolver o conjunto de competências metodológicas que capacitem cada estudante a circunscrever um tema, identificar um problema e definir objetivos de trabalho.
Nos casos em que a dissertação atribuída seja acolhida numa instituição externa, é possível que uma parte do trabalho de preparação no âmbito desta Unidade Curricular já seja efetuado nas instalações da instituição, com um responsável pelo acompanhamento por esta designado.
Integrar conhecimentos adquiridos em outras UCs do CE e desenvolver competências no âmbito da realização, avaliação económica, planeamento e controlo de projetos no domínio da Segurança e Higiene Ocupacionais.
Uma vez concluída a UC, o estudante deve ser capaz de acompanhar e avaliar de forma crítica o desenvolvimento de um projeto no domínio da Segurança e Higiene Ocupacionais. Nos casos em que a dissertação atribuída seja acolhida numa instituição externa, é possível que uma parte do trabalho de preparação no âmbito desta Unidade Curricular já seja efetuado nas instalações da instituição, com um responsável pelo acompanhamento por esta designado.
I. PSICOSSOCIOLOGIA DO TRABALHO
Dar a conhecer as principais correntes da psicossociologia do trabalho e proporcionar um conhecimento aprofundado de alguns temas centrais, para a consideração do fator humano na gestão da segurança e saúde no trabalho;
II. COMUNICAÇÃO
Sensibilizar para a compreensão dos fenómenos comunicacionais e para o diálogo interdisciplinar na avaliação dos riscos;
III. FORMAÇÃO
Identificar oportunidades de formação, a partir da análise e conceção dos processos de trabalho;
Conceber programas de formação em segurança e saúde ocupacionais, articulados com as reais necessidades dos sistemas produtivos e as experiências e competências dos formandos;
Desenvolver um trabalho de investigação ou de desenvolvimento tecnológico dentro das problemáticas da segurança e higiene ocupcionais, em ambiente académico, académico e empresarial ou empresarial, em que são integrados e aplicados os conhecimentos, competências e atitudes desenvolvidas ao longo do curso.