Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > Unidade de Formação Contínua > CTEFP > Informação para Candidatos
Hoje é domingo
Celebrando os Criadores de Palavras Portugueses

Cursos

Competências transversais para a engenharia: formação pedagógica

Dados Gerais

Sigla: CTEFP

Diplomas

  • Competências transversais para a engenharia: formação pedagógica (1,5 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Competências transversais para engenharia: formação pedagógica

CTEFP01 - ECTS

Finalidade do curso

O curso visa a aquisição/desenvolvimento de competências básicas para o ensino/lecionação, no contexto do Ensino Superior.

Trata-se, portanto, de uma formação inicial, básica e intensiva, para doutorandos e investigadores que tenham entrado recentemente na carreira docente ou que perspetivem, a curto prazo, colaborar na lecionação de UCs no Ensino Superior.

Objetivos de aprendizagem

  • Refletir sobre suas próprias práticas pedagógicas (particularmente sobre os métodos de ensino e práticas de avaliação)
  • Calcular ECTS
  • Definir objetivos de aprendizagem e distingui-los de competências
  • Discutir os princípios do aprendizagem activa
  • Assumir as vantagens de adotar novas abordagens pedagógicas (alinhamento construtivista) e novas estratégias e métodos de ensino
  • Aplicar estratégias pedagógicas de acordo com especificidades contextuais
  • Selecionar métodos e técnicas de avaliação apropriados aos objetivos e competências definidos

Competências transversais para engenharia: formação pedagógica

CTEFP01 - ECTS

Finalidade do curso

O curso visa a aquisição/desenvolvimento de competências básicas para o ensino/lecionação, no contexto do Ensino Superior.

Trata-se, portanto, de uma formação inicial, básica e intensiva, para doutorandos e investigadores que tenham entrado recentemente na carreira docente ou que perspetivem, a curto prazo, colaborar na lecionação de UCs no Ensino Superior.

Objetivos de aprendizagem

  • Refletir sobre suas próprias práticas pedagógicas (particularmente sobre os métodos de ensino e práticas de avaliação)
  • Calcular ECTS
  • Definir objetivos de aprendizagem e distingui-los de competências
  • Discutir os princípios da aprendizagem activa
  • Assumir as vantagens de adotar novas abordagens pedagógicas (alinhamento construtivista) e novas estratégias e métodos de ensino
  • Aplicar estratégias pedagógicas de acordo com especificidades contextuais
  • Selecionar métodos e técnicas de avaliação apropriados aos objetivos e competências definidos
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2024-05-19 às 20:54:35 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias