Competências transversais para engenharia: formação pedagógica
CTEFP01 - ECTS
Finalidade do curso
O curso visa a aquisição/desenvolvimento de competências básicas para o ensino/lecionação, no contexto do Ensino Superior.
Trata-se, portanto, de uma formação inicial, básica e intensiva, para doutorandos e investigadores que tenham entrado recentemente na carreira docente ou que perspetivem, a curto prazo, colaborar na lecionação de UCs no Ensino Superior.
Objetivos de aprendizagem
- Refletir sobre suas próprias práticas pedagógicas (particularmente sobre os métodos de ensino e práticas de avaliação)
- Calcular ECTS
- Definir objetivos de aprendizagem e distingui-los de competências
- Discutir os princípios do aprendizagem activa
- Assumir as vantagens de adotar novas abordagens pedagógicas (alinhamento construtivista) e novas estratégias e métodos de ensino
- Aplicar estratégias pedagógicas de acordo com especificidades contextuais
- Selecionar métodos e técnicas de avaliação apropriados aos objetivos e competências definidos
Competências transversais para engenharia: formação pedagógica
CTEFP01 - ECTS
Finalidade do curso
O curso visa a aquisição/desenvolvimento de competências básicas para o ensino/lecionação, no contexto do Ensino Superior.
Trata-se, portanto, de uma formação inicial, básica e intensiva, para doutorandos e investigadores que tenham entrado recentemente na carreira docente ou que perspetivem, a curto prazo, colaborar na lecionação de UCs no Ensino Superior.
Objetivos de aprendizagem
- Refletir sobre suas próprias práticas pedagógicas (particularmente sobre os métodos de ensino e práticas de avaliação)
- Calcular ECTS
- Definir objetivos de aprendizagem e distingui-los de competências
- Discutir os princípios da aprendizagem activa
- Assumir as vantagens de adotar novas abordagens pedagógicas (alinhamento construtivista) e novas estratégias e métodos de ensino
- Aplicar estratégias pedagógicas de acordo com especificidades contextuais
- Selecionar métodos e técnicas de avaliação apropriados aos objetivos e competências definidos