Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado > M.EEC

Cursos

Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

 

 

Acreditação pela A3ES

O ciclo de estudo encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Mais informação pode ser encontrada nos relatórios produzidos pela A3ES.



O  Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação (M.EEC) visa formar engenheiros especializados na conceção e planeamento de sistemas elétricos, eletrónicos e de computadores. Oferece aos alunos treino avançado e especializado em uma das três áreas bem estabelecidas da engenharia elétrica e da computação: Automação; Energia; Telecomunicações, Eletrónica e Computadores. Cada área de especialização representa um percurso formativo coerente, correspondendo a perfis de empregabilidade reconhecidos pelo mercado de trabalho. O M.EEC começa com um conjunto de unidades curriculares que são comuns a todos os estudantes da área de especialização; além disso, grupos de unidades curriculares optativas são oferecidos para permitir um estudo mais aprofundado de uma determinada subárea da especialização.

O programa consiste em 120 créditos ECTS, dos quais:

  1. 90 créditos ECTS podem ser obtidos num conjunto de unidades curriculares. Este conjunto de unidades conduz à obtenção de um diploma de Mestrado (sem atribuição de grau) em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores numa das 3 especializações: Automação; Energia; Telecomunicações, Eletrónica e Computadores.
  2. 30 créditos ECTS podem ser obtidos pela realização de uma dissertação científica original preparada especificamente para este fim.

O ciclo de estudos dá grande ênfase à preparação dos alunos para tarefas conceptuais e de projeto, tanto individualmente quanto como membros de equipas multidisciplinares. O ciclo de estudos também dá grande importância à aquisição de "soft skills"  e outras competências transferíveis de grande relevância hoje em dia, incluindo a pró-atividade e a capacidade de aprendizagem ao longo da vida.

A missão da FEUP é formar e treinar profissionais de engenharia de  nível internacional, com base na investigação e desenvolvimento com foco regional e reconhecida qualidade global, num ambiente inclusivo que englobe os aspetos científicos, técnicos, éticos e culturais.

O programa de Mestrado da FEUP em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores contribui para esta missão, garantindo uma formação cientificamente sólida e atualizada, apoiada por um corpo docente com uma atividade científica internacional reconhecida e recursos disponíveis para uma formação laboratorial de elevada qualidade. O M.EEC promove o envolvimento dos seus estudantes em atividades de investigação e desenvolvimento ao longo do seu programa, seja integrado em unidades curriculares, com especial destaque para a dissertação, seja através de atividades extracurriculares de natureza diversa.

Objetivos

O ciclo de estudos está projetado para estudantes que concluíram uma licenciatura abrangente em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (EEC) e desejam obter uma formação avançada nesta área.

Os graduados irão adquirir os conhecimentos necessários de ciências e tecnologias de engenharia, bem como competências pessoais, profissionais e interpessoais. Eles devem ser capazes de aplicar essas habilidades na identificação, antecipação e solução de problemas complexos em EEC e na conceção, projeto, implementação e operação de sistemas complexos. Para tal, privilegia-se a abordagem sistémica e orientada para objetivos, através de trabalhos práticos e de projetos (individuais e em grupo) com uma base teórica sólida.

Os graduados devem ser capazes de desempenhar funções profissionais num ambiente multidisciplinar e inovador, bem como desenvolver atividades de investigação de ponta.

Áreas de Especialização

As três áreas de especialização correspondem a domínios de conhecimento científico e tecnológico da ECE reconhecidos tanto pelas empresas como pelas universidades:
  •      Automação;
  •      Energia;
  •      Telecomunicações, Eletrónica e Computadores (TEC).

Cada área de especialização possui um conjunto de unidades curriculares comuns que a caracterizam, complementadas por unidades de estudo opcionais. No terceiro semestre, os alunos têm uma gama de disciplinas optativas na área (mínimo de 18 créditos ECTS). O amplo espectro do Mestrado reflete-se na variedade de opções de unidades de estudo opcionais. A oferta de unidades curriculares optativas é determinada a cada ano pela Comissão Científica, considerando a procura pelos estudantes e o mercado de trabalho.

Competências Profissionais

Os graduados do M.EEC exercerão a sua atividade na conceção e implementação de soluções para problemas complexos na EEC. Também estarão envolvidos na supervisão, operação e manutenção de sistemas sofisticados. Todos os graduados conseguirão desempenhar tarefas profissionais com responsabilidade significativa em contextos complexos, com ênfase na inovação e liderança em projetos multidisciplinares que requerem especialização em EEC.

Saídas Profissionais

Os novos desenvolvimentos relacionados com as tecnologias de informação e comunicação, bem como os que se registam nas áreas da produção e automação industrial e nas novas formas de produção e gestão de energia elétrica, fazem da ECE uma das áreas mais dinâmicas da engenharia.

Este programa de mestrado acompanha esses desenvolvimentos e combina uma formação sólida e específica em áreas relevantes para o desenvolvimento do país e do mundo, aumentando assim as oportunidades de carreira na indústria e no setor de serviços no campo da engenharia elétrica e da computação. Existem oportunidades de carreira para as diferentes facetas de atividade (conceção, operação e manutenção) em várias áreas, incluindo:
  • aprendizagem computacional
  • automação industrial
  • cidades inteligentes
  • comunicações óticas
  • conversão de energia
  • energias renováveis
  • gestão de sistemas e redes de computadores
  • informática industrial
  • instalações elétricas
  • microeletrónica (analógica e digital)
  • mobilidade elétrica
  • robótica
  • sistema de energia
  • sistemas de controle
  • sistemas de telecomunicação
  • sistemas embarcados
  • visão computacional

Informações

O atendimento aos estudantes pelo Diretor de Curso ocorre à terça-feira, das 14h30 às 15h30, sob marcação prévia por email indicando o assunto. Para o efeito, p.f., utilizar o email jcf@fe.up.pt.

Contactos

Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC)
Secretariado do M.EEC
correio eletrónico: m.eec@fe.up.pt
Tel.: 22 508 1819

Dados Gerais

Código Oficial: MB40
Diretor: João Canas Ferreira
Diretor Adjunto: Paulo Portugal
Sigla: M.EEC
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2021/2022
Duração: 2 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - Energia (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - Telecomunicações, Eletrónica e Computadores (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - Automação (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - Automação (90 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - Telecomunicações, Eletrónica e Computadores (90 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - Energia (90 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2013-11-19 I  Página gerada em: 2024-05-08 às 18:14:30 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias