Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > AEFEUP > Foro: AEFEUP

Foro: AEFEUP

Processo de Bolonha

Autor Mensagem Respostas
António Fernandes
2004-12-13 17:16
Gostava de, tal como todos os outros meus colegas, deixar uma palavra de descontentamento pela forma como as modificações k o processo de bolonha vai ,seguramente, trazer às vidas de todos nós, estão a ser encaradas.
Ainda ñ tomei conhecimento de qualquer acção levada a cabo pela direcção da FEUP para informar os alunos acerca de todo este processo...
É raro o dia em k este tema ñ venha à baila nas conversas k tenho todos os dias,seja com os meus colegas,seja com os meus amigos,seja com os meus familiares;e no entanto, os (teoricamente) responsáveis por informar toda a população interessada(nós!!!!) mantêm-se, pelos vistos calados...
Espero poder contar com a AEFEUP para nos informar acerca disto...
Pontuação: 3
1
João Resende
2005-01-06 12:26
Caro colega
Até ao ano transacto, e tinha sido rectificado pelo anterior Ministro do Ensino Superior, a reformulação do graus académicos era diferente da proposta actual.
A reformulação apontava para 4 anos para o primeiro ciclo, podes chamar-lhe licenciatura se quiseres, e mais 1 a 2 para o grau de mestrado. Relativamente aos mestrados havia e ainda há mais agora muita coisa indefinida.

A FEUP esteve sempre no pelotão da frente no que toca a Bolonha e recorrentemente o assunto foi abordado no Conselho Pedagógico (CP). Durante o ano transacto todas as licenciaturas já tinham apresentado no CP os novos curso enquadrados em Bolonha. Sei que nos conselhos Ciêntificos estavamos bastante avançados também. Até à minha última reunião no CP como representante da LEM em Junho de 2004 nenhuma reformulação tinha sido aprovada. O grande problema que levantava então era a ausência de legislação nacional sobre Bolonha. Se a FEUP pudesse atrever-me-ia a dizer que neste ano lectivo já poderiamos ter avançado com os novos cursos para os primeiros anos.

Eu cheguei a fazer uma reunião com os alunos da LEM onde expliquei o que se estava a passar, qual seriam as alterações e as repercussões. Se contactares o teu representante no CP poderás informar-te melhor do que se passava.

A actual Ministra resolveu alterar a prosposta do anterior e reformulou as engenharias para 3 + 2. Mas nada impede que o próximo Governo altere o quadro Bolonha outra vez! E se com os mesmo partidos houve alterações o que poderá acontecer com uma mudança de cores governamentais?
Não sabemos!!
Em minha opinião esta é a razão pela qual a direcção poderá estar a demorar a divulagar os seus planos, neste momento nada está realmente aprovado por isso não vale a pena emitir publicamente as nossas posições. Mas duvido muito que a actual Direcção já não esteja a discutir as reformulações sobre a perspectiva de 3+2.

Acho que neste momento só nos resta esperar e ver os projecto do próximo Governo.
Espero ter esclarecido alguma coisita...
Pontuação: -4
Não existem respostas a esta mensagem

Respostas: 1 a 1 de um total de 1

Árvore de Localização

Autor Mensagem

António Fernandes
2004-12-13

Gostava de, tal como todos os outros meus colegas, deixar um [...]

João Resende
2005-01-06

Caro colega Até ao ano transacto, e tinha sido rectificado [...]

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2005-01-06 I  Página gerada em: 2024-05-10 às 07:21:44 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias