Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > AEFEUP > Foro: AEFEUP

Foro: AEFEUP

Alimentação na Cantina

Autor Mensagem Respostas
Rui Afonso
2006-12-29 10:10
Bom dia,

Gostaria de chamar a atenção da AEFEUP para uma situação que diariamente perturba a vida dos estudantes desta faculdade, o mau funcionamento da cantina. Desde que aqui entrei, a cantina funcionou sempre mal. Esta opinião é consensual entre todos os alunos com que falo sobre este assunto. Acho particularmente importantes os seguintes pontos:

1.- A cantina foi muito mal dimensionada (logo numa Faculdade de Engenharia!). Enche até ao ponto em que os alunos não querem ficar à espera. Assim, o número de alunos que frequenta a cantina não é determinado pelo número dos que querem de facto comer lá, mas pelo número dos que têm paciência para ficar à espera. Não sei para quantos alunos foi pensada, mas, certamente, não foi 6000. Se tivesse o  dobro da capacidade, provavelmente serviria o dobro das refeições.

2.- O principal problema da cantina é que a qualidade e quantidade dos pratos sevidos são péssimas. É invariavelmente pouco, e, normalmente, só quem chega antes das 13h tem dois pratos à escolha. Esta é a hora a partir da qual chegam mais alunos para almoçar, ou seja, a maioria dos alunos não vai ter escolha para o almoço. Por vezes, há um prato vegetariano, mas este é, por norma, nutricionalmente extremamente desequilibrado. Ontem, por exemplo, o prato vegetariano era arroz com... arroz! Fiquei a saber isto quando pedi à funcionária que me servisse o prato de carne com arroz em vez das batatas fritas. Ela disse-me que não tinha arroz. Uma vez que ele estava à vista, disse-lhe "Mas tem arroz ali!", ao que ela respondeu, "Mas esse é só para o prato vegetariano.". "E qual é o prato vegetariano?", perguntei eu. "Só Arroz." foi a resposta. É extraordinária a naturalidade com que isto me foi dito, mas não sei porque me continuo a espantar, uma vez que um dos pratos vegetarianos mais comuns é bróculos gratinados com molho branco, algo que numa refeição normal serviria de acompanhamento a um prato principal rico em hidratos de carbono e proteínas. Parece-me óbvio que, na cantina de uma faculdade, que tem a obrigação de fornecer refeições nutricionalente equilibradas, todos os pratos deviam ser aprovados e revistos por um nutricionista, algo que até nem ficaria muito caro.

3.- O preço das refeições é exagerado. Segundo sei, os ¤1,95 que os alunos pagam por refeição não correspondem ao total cobrado, sendo uma parte paga pela FEUP. Não tenho certeza sobre a fracção subsidiada, mas julgo ser 40% (peço desculpa se estou enganado). Se assim for, o preço da refeição é de ¤3,25! Este é o preço de um menú do dia num restaurante barato do Porto! Certamente que na cantina conseguem custos por refeição (custo de pessoal incluído) significativamente inferiores aos de um restaurante, ou seja, lucros por refeição maiores. Com o número de refeições servido, seria de esperar que o lucro por refeição tivesse de ser muito menor do que num restaurante para que o lucro total fosse suficientemente atraente para uma empresa querer fazer o serviço da cantina. Ou seja, o preço podia e devia ser significativamente menor.

No seguimento do que foi exposto, quero pedir à AEFEUP para fazer algo para melhorar a qualidade da alimentação na cantina da FEUP, dado que este é um factor essencial para o bem estar físico e mental dos alunos desta faculdade. Algo muito simples de fazer seria um inquérito online a todos os alunos sobre o funcionamento da cantina, cujos resultados poderiam ser usados para orientar as queixas a fazer à empresa que gere a cantina.

Saudações Académicas,
Rui Afonso
Pontuação: 15
3
Rui Afonso
2006-12-29 12:56
Hoje aconteceu outra situação: a febra de frango que me serviram estava meio crua. Isto é extremamente perigoso, já que a ingestão de frango cru pode levar a uma infecção por salmonelas. Incompetência sem limites...
Pontuação: 5
Não existem respostas a esta mensagem
João Martins
2009-01-29 16:11
Por favor.... Comer na FEUP?
Tou a viver com um colega que já cá estava á 2 anos.
Assim que cheguei a primeira coisa que ele disse foi: "Comer só se for na cantina da FEP" E eu feito burro perguntei porquê. Ele disse-me para lá ir um dia.

A refeição foi: 2 colheres de arroz e uma isca de carne que queria passar por bife.
Por favor pessoal. Deixem de comer na FEUP.
Nutricinalmente é uma m***** e nem sequer serverm jantares.
A cantina de economia é divinal (tirando as sobremesas que podiam estar melhores)
Por 2.15¤. Pensem bem. +0.20¤. Se ninguem cá comer, talvez isso lhes chame á atenção.
Pontuação: 1
Não existem respostas a esta mensagem
Sandra Magalhães
2009-06-16 22:22
As senhoras da cantina da FEUP são um charme! Vão todas fofinhas, maquiadas, de unhas pintadas...
O que vai contra as regras de higiene e segurança alimentar!
Se numa regra tão simples falham nem quero imaginar no resto.
Será que guardam amostras?
Será que tem cuidado com contaminações cruzadas?
Será que respeitam outras regras de higiene necessárias a um estabelecimento do género?
Pontuação: 2
1  Ver respostas a esta mensagem

Respostas: 1 a 3 de um total de 3

Árvore de Localização

Autor Mensagem

Rui Afonso
2006-12-29

Bom dia, Gostaria de chamar a atenção da AEFEUP para uma [...]

Rui Afonso
2006-12-29

Hoje aconteceu outra situação: a febra de frango que me serv [...]

João Martins
2009-01-29

Por favor.... Comer na FEUP? Tou a viver com um colega que [...]

Sandra Magalhães
2009-06-16

As senhoras da cantina da FEUP são um charme! Vão todas fofi [...]

Frederico Oliveira
2010-02-21

a cantina da feup é de longe a pior cantina da UP quer em qu [...]

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2010-02-21 I  Página gerada em: 2024-05-10 às 13:03:35 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias