Você está em: Início > Notícias > Lipocalibrador vence "FEUP Colheita 75" e "Nutrition Awards 2010"

Lipocalibrador vence "FEUP Colheita 75" e "Nutrition Awards 2010"

Projecto inovador permite a sensorização sem contacto e a comunicação de dados em tempo real

O projecto de criação de um lipocalibrador inovador para avaliação de gordura corporal, liderado pela professora Teresa Restivo da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), venceu o "Prémio FEUP Colheita 75", cuja cerimónia decorreu no passado dia 3 de Julho. Revolucionar a avaliação da gordura corporal, através da utilização de um lipocalibrador inovador foi o desafio que uma equipa de investigadores da Universidade do Porto iniciou já em 2008. O protótipo foi bem recebido junto da comunidade médica e científica na altura, especialmente devido às suas características: um instrumento portátil que permite a sensorização sem contacto e a comunicação de dados wireless, em tempo real, com uma aplicação de software com base de dados integrada. O resultado é uma medição mais rigorosa, rápida e que permite a avaliação imediata de resultados. Desenvolvido por uma equipa de professores/investigadores de duas faculdades da U. Porto - Engenharia e Ciências da Nutrição e Alimentação - e apoiado pela Universidade do Porto e pela UISPA - IDMEC-Pólo FEUP, o projecto do lipocalibrador foi também premiado em Lisboa no âmbito dos Nutrition Awards 2010 (ver foto). O projecto premiado apresenta uma versão optimizada da que foi inicialmente desenvolvida pela equipa de investigadores: o dispositivo agora desenvolvido permite a leitura de maiores amplitudes estando vocacionado para a detecção da obesidade, apresenta características de desempenho muito superiores e maior portabilidade e ergonomia, permitindo mesmo a utilização por esquerdinos a par da exactidão no processo de medição, estando já sob pedido de patente. "A criação de uma equipa multidisciplinar presentemente centrada em torno do projecto dum novo lipocalibrador (Adipsmeter) foi um objectivo pessoal. No mesmo dia em que me foi comunicado o prémio "FEUP Colheita 75", que premeia o projecto do ponto de vista mecânico, esta equipa ganha também o Prémio Inovação dos Nutrition Awards 2010", considera Teresa Restivo, enquanto líder do projecto. Na sua opinião, estes prémios "são dois reconhecimentos claros da multidisciplinaridade do trabalho, e a equipa recebe assim a confirmação da qualidade do seu esforço em duas vertentes distintas e complementares". Numa altura em que a Organização Mundial de Saúde declara a Obesidade como a doença do século XXI, este lipocalibrador assume uma especial importância até porque está vocacionado para a área da nutrição, saúde, desporto e veterinária. "No nosso trabalho foram factores preponderantes, para além da multidisciplinaridade e espírito de equipa, o rigor e a honestidade e, finalmente, a humildade para ser persistente mesmo face a um pequeno projecto. Coordenei este projecto de pequenas dimensões nas suas diferentes fases e quero levá-lo até ao fim. Fica agora o desafio da comercialização", remata a professora da FEUP. Veja aqui mais informações sobre o "Prémio FEUP Colheita 75". :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projectos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-08 às 17:57:55 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias