Você está em: Início > Notícias > FEUP destaca-se nos Prémios REN

FEUP destaca-se nos Prémios REN

Candidaturas ao Prémio REN 2010 decorrem até 14 de Janeiro

Estão abertas, até 14 de Janeiro de 2011, as candidaturas ao Prémio REN 2010, que visa distinguir as melhores teses de mestrado realizadas por finalistas ou recém-licenciados de cursos de Engenharia Electrotécnica, Mecânica e Química das Universidades Portuguesas (concluídas e classificadas nos anos lectivos de 2008/2009 e 2009/2010). Na edição de 2009, Tiago Filipe Ferreira dos Santos, que na altura tinha concluído o Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), conquistou o 2º prémio, no valor de 6 mil euros, com o projecto "Previsão da potência eólica com base em modelos de prospecção de similaridade histórica". Sob a orientação de Cláudio Monteiro, Professor do Departamento de Engenharia Electrotécnicas e de Computadores da FEUP, Tiago Santos desenvolveu um novo modelo de previsão, que permite gerir a energia eólica com um maior nível de fiabilidade. Actualmente, o antigo estudante da FEUP está a trabalhar na Smartwatt, empresa de eficiência energética, onde ocupa o cargo de gestor de projectos. Embora seja responsável pela área de previsão, confessa não ter "previsões" para o futuro profissional, esperando poder evoluir no departamento da empresa em que está integrado. Bernardo Silva, que também concluiu o Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores na FEUP, destacou-se na edição de 2009 do Prémio REN. Com o projecto "Parques Eólicos com "Ride-through Fault": Validação de um Novo Sistema de Protecção em Tempo Real com ajuda do RTDS" conquistou uma menção honrosa na 15ª edição do Prémio REN. Este projecto foi desenvolvido sob a orientação de Helder Leite, do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, tendo em conta o desenvolvimento e teste de uma filosofia de protecção para parques eólicos para permitir o cumprimento do requisito de "Fault Ride-through". Neste momento, Bernardo Silva é estudante do 2º ano do Programa Doutoral em Sistemas Sustentáveis de Energia da FEUP e no âmbito do programa MIT/Portugal e é também investigador na Unidade de Sistemas de Energia do INESC Porto, dedicando-se à integração de renováveis nas redes eléctricas. :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projectos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-08 às 15:23:43 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias