Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cooperação > Mobilidade Académica e Internacionalização

Cooperação

Mobilidade Académica e Internacionalização


A FEUP promove o estabelecimento de parcerias com universidades estrangeiras a nível da Educação/Formação, nomeadamente para a criação de graus conjuntos, para a mobilidade académica de estudantes, docentes e investigadores, e para a integração do corpo docente em redes internacionais de renome. A cooperação com universidades estrangeiras e outras Instituições de Ensino Superior (IES) desenvolve-se mediante a formalização de acordos bilaterais, onde a cooperação a estabelecer é definida de acordo com objetivos concretos.

A FEUP carateriza-se por ser uma escola internacional: colabora com instituições dos EUA, com o MIT, CMU e UTAustin, com os quais têm promovido não só programas doutorais conjuntos mas também parcerias em projetos de investigação e transferência de tecnologia; e colabora também com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa nomeadamente com Moçambique, Angola, Timor-Lorase e Brasil.

A promoção da mobilidade de docentes estrangeiros a lecionar na FEUP, através da vinda de professores visitantes em programas de curta duração, para lecionar em cursos de doutoramento e de mestrado constitui também uma medida de internacionalização da Faculdade.

A participação de docentes da FEUP em associações internacionais constitui igualmente um fator de internacionalização, bem como a presença da FEUP em associações europeias de universidades, como é o caso do CESAER (Conference of European Schools for Advanced Engineering Education) ou da Rede MAGALHÃES.

A presença desta comunidade na FEUP gera um ambiente internacional - internationalization@home – permitindo a esta comunidade que se sinta “em casa” e permitindo que a comunidade académica portuguesa sinta as diferentes culturas, iniciando assim um processo de aculturação e de facilitação para o processo de mobilidade no sentido oposto (da FEUP para o exterior). Pretende-se que todos os estudantes da FEUP tenham uma dimensão internacional e intercultural durante os seus estudos, ou seja, de abertura de espírito, maturidade, compreensão e respeito pelas outras pessoas e suas culturas, reforçando assim as suas competências interculturais.

A FEUP promove ainda atividades de integração (programa de softlanding) para a comunidade internacional, através dos Orientation Days, dos cursos de português para estrangeiros (nas instalações da Faculdade), e do Programa de Buddies – que conta com a colaboração de estudantes da FEUP (buddies) – o qual visa a preparação, o acolhimento, a integração e o acompanhamento dos estudantes internacionais no seu processo de adaptação a um novo contexto social e académico.

Saiba mais:

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2019-07-05 I  Página gerada em: 2024-05-06 às 03:58:38 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias