Programa do MIEIC para a Semana da FEUP (27-31.Out.2008)

Ferramentas Criativas de Software Livre

A Audiência Zero é uma associação cultural fundada em 2005 com o objectivo de criar um espaço público de integração, intervenção e desenvolvimento, onde pessoas com objectivos semelhantes possam reunir esforços que possibilitem a realização conjunta de projectos artísticos, culturais e educacionais.

Desde a sua criação, a associação já lançou vários projectos, entre eles o portal EntreCultura (http://www.entrecultura.net) e o Centro de Criatividade e Tecnologia (http://www.audienciazero.org/cct), um projecto que visa promover a criatividade de base tecnológica através da partilha de activa conhecimentos, com uma aposta forte no uso e divulgação de ferramentas livres.

O programa regular de workshops do CCT foi recentemente complementado com o lançamento do Laboratório de Criação Digital (http://www.audienciazero.org/lcd) que providencia um espaço livre para a criação digital e a partilha de conhecimentos.

Nesta sessão, alguns formadores que colaboram com o CCT irão apresentar algumas facetas distintas que a criatividade digital pode assumir e demonstrar algumas das ferramentas de criação, tanto de software como hardware, livres e open-source, que estão disponíveis hoje em dia.

Computação Física e Sensores

Filipe Valpereiro, InMotion

31.Out.08, 6ªf, 16h, FEUP, sala B015

A expressão "Computação Física" significa em termos genéricos a criação de sistemas interactivos utilizando hardware e software que responde a estímulos do mundo analógico. No sentido mais comum, a Computação Física é utilizada para descrever uma base comum a trabalhos de natureza criativa que permitem explorar o relacionamento entre o homem e o mundo digital de forma mais espontânea e natural. Nesta sessão serão apresentadas as plataformas Arduino e Phidgets que permitem a implementação de conceitos de Computação Física e desenho de interacções, bem como exemplos de trabalhos e projectos de arte que utilizam estes conceitos.

Filipe Valpereiro é formado em Ciências de Computadores pela FCUP, e docente na FCT, Universidade Fernando Pessoa. É um dos membros fundadores do Laboratório de Criação Digital e colabora activamente com a Inmotion, Lda (http://inmotion.pt) desenvolvendo sistemas e soluções interactivas. Colabora com a Associação Cultural Audiência Zero - Centro de Criatividade e Tecnologia onde dá regularmente workshops sobre sensores, interacção física e sistemas multimédia.

Diapositivos