Código Oficial: | 5130 |
Sigla: | PRODEC |
Descrição: | O ciclo de estudos conducente ao grau de doutor em engenharia civil integra: a) a elaboração de uma tese original, especialmente elaborada para este fim e adequada ao ramo de conhecimento e à natureza da especialidade em que se insere; b) a realização de unidades curriculares dirigidas à formação para a investigação, cujo conjunto se denomina Curso de Doutoramento e confere o direito ao Diploma de Curso de Doutoramento. A duração normal de cada doutoramento é de três anos de atividade, equivalentes a tempo a inteiro (180 créditos). |
Dar a conhecer técnicas de análise de dados multivariados.
Entender o material alvenaria e os seus constituintes de forma aprofundada, tendo em conta o enquadramento normativo e regulamentar. Conhecer os fundamentos do comportamento do material e ser capaz de o analisar em diversas perspetivas, designadamente térmica e mecânica por aplicação dos regulamentos e de ferramentas de simulação.
OBJECTIVOS: Conhecer os fundamentos e saber aplicar os métodos estatisticos em dados da área de engenharia civil.
Conhecer os principais conceitos e formulações teóricas utilizáveis na Análise e Identificação Dinâmica de Estruturas, e no Controlo de Vibrações.
Dar a conhecer os fundamentos para uma correta utilização do Método de Newton-Raphson na análise não-linear de estruturas, apoiada em discretizações através do Método de Elementos Finitos.
Conhecer os fundamentos e saber aplicar o Método de Elementos Finitos nas mais diversas áreas da análise de estruturas.
Conhecer as técnicas de reparação e reforço de estruturas existentes, dimensionar e projetar sistemas de reforço e usar as especificações adequadas.
Preparar os alunos para realizar um doutoramento em algumas áreas associadas ao material madeira, independentemente da sua formação anterior que de qualquer forma terá de ser em arquitectura ou engenharia civil; a definir de forma mais precisa em função da orientação do aluno (arquitetura; sistemas e tecnologias construtivas; estruturas; reabilitação.
Conhecer as diversas vertentes que influenciam o desempenho das empresas de construção e saber aplicar metodologias que permitem a avaliação desse desempenho.
O objetivo principal da unidade curricular é dotar os estudantes de um conhecimento aprofundado da problemática das dinâmicas urbanas contemporâneas, tendo como principais referências o reconhecimento da importância da urbanização nos atuais processos de desenvolvimento e as diferentes perspetivas teóricas que têm vindo a analisar essas dinâmicas.
O percurso proposto parte de três chaves de leitura: a mudança, que traz consigo a necessidade de re-definir a “cidade” e o “urbano”; a natureza planetária e variegada das mudanças; a tensão entre as dinâmicas de competitividade e de coesão.
Conhecer os principais conceitos e formulações teóricas de base da Dinâmica de Estruturas e o potencial da sua aplicação em Engenharia de Estruturas.
Caracterizar as propriedades dinâmicas dos solos. Caracterizar a ação sísmica.
O objetivo desta UC é aprofundar conhecimentos na área da Engenharia Rodoviária e em particular na área da Segurança Rodoviária.
Proporcionar uma abordagem das principais metodologias de engenharia sísmica aplicáveis a estruturas de engenharia civil, incluindo aspetos relacionados com a caracterização da ação sísmica, a análise estrutural, o dimensionamento de estruturas novas e o reforço de estruturas existentes. Procura-se dar uma visão global da regulamentação mais atual, em particular o Eurocódigo 8 e o seu Anexo Nacional para Portugal, dando especial ênfase às suas principais novidades mais especificamente relacionadas com o dimensionamento por capacidade resistente e com a avaliação e reforço sísmico de estruturas existentes.
O objectivo desta unidade curricular é o de fornecer aos estudantes os conhecimentos necessários à análise e dimensionamento de estruturas formadas por cabos. Diferentes tipos estruturais são analisados: cabos, antenas e mastros atirantados, pontes suspensas, atirantadas ou do tipo “stress-ribbon”, estruturas de cobertura formadas por cabos, grelhas de cabos e por membranas tensas.
Aproveitando os conhecimentos da unidade curricular Resistência de Materiais, complementados com conceitos fundamentais da Teoria de Instabilidade, e tendo como apoio a regulamentação específica em vigor, são propostos e resolvidos problemas correntes das Estruturas Metálicas e Mistas.
Aprofundamento dos conceitos sobre os modelos de comportamento do betão estrutural e sobre o dimensionamento de estruturas de betão. Aprendizagem dos métodos e técnicas de análise, dimensionamento e execução de estruturas laminares de betão (paredes e lajes) e de estruturas pré-esforçadas de betão.
Aprofundar os fundamentos da Mecânica das Rochas.
Aquisição de conceitos, teorias e conhecimentos sobre os aspectos físicos, das interfaces e das interações nas zonas marítimas e costeiras através da hidrodinâmica marítima e da hidromorfologia costeira. Iniciação à concepção, projecto, modelação e observação de diversas estruturas marítimas e portuárias. Reconhecer as especificidades e dinâmicas específicas do meio ambiente onde são projectadas e executadas as intervenções e estruturas.
Aquisição de conceitos, teorias e conhecimentos sobre os aspectos físicos, das interfaces e das interações nas zonas marítimas e costeiras através da hidrodinâmica marítima e da hidromorfologia costeira. Estudo de evoluções morfológicas de longo e médio termo. Análises de risco.
Percepção das vantagens técnicas, económicas e ambientais da concepção e gestão integrada do ciclo urbano da água, incluindo os sistemas de abastecimento de água, saneamento, águas pluviais, ribeiras urbanas e praias.
Percepção das vantagens técnicas, económicas e ambientais da concepção e gestão integrada do ciclo urbano da água, incluindo os sistemas de abastecimento de água, saneamento, águas pluviais, ribeiras urbanas e praias.
Apresentar os conceitos-base relevantes e principais formulações e métodos relativos à dinâmica sedimentar e processos morfodinâmicos, enquadrando estudos fluviais e o uso do correspondente recurso.
Apresentar conceitos-base relevantes e principais formulações e métodos relativos ao estudo e variabilidade do balanço hídrico, avaliação e mitigação de situações extremas e gestão de recursos hídricos.
Os estudantes vão adquirir práticas de experimentação em ambiente de laboratório de geotecnia que os habilitará a realizar e/ou coordenar ensaios específicos desta área.
Com esta disciplina pretende-se dar informação acerca dos materiais poliméricos correntemente designados por geossintéticos, suas aplicações em Engenharia Civil e metodologias de dimensionamento.
Analise e escolha de modelos de precipitação-escoamento. Aprofundamento dos diferentes tipos de escoamentos em canais naturais. Dimensionamento de canais, dispositivos de controlo de escoamentos e passagens hidáulicas. Controlo da erosão e sedimentação em canais naturais. Modelação fisica e numerica do escoamento em canais.
Aquisição de conhecimentos técnico-científicos avançados na área da simulação numérica e experimentação no domínio da higrotérmica.
Compreender o planeamento aeroportuário e portuário.
Conhecer os principais equipamentos e técnicas para instrumentação e observação de estruturas de Engenharia Civil .
Pesquisa bibliográfica sobre o estado-da-arte em Acústica. Desenvolvimento de um tema a definir.
Compreender o comportamento de edificios em serviço
- Sistemas Estáticos
- Sistemas Dinâmicos
Gestão Técnica
Gestão Económica
Gestão Funcional
Inntrodução ao Facility Management na Construção
Transmissão de conhecimentos técnico-científicos aprofundados sobre: (1) Novos materiais, principais propriedades a curto e longo prazo; (2) Métodos de dimensionamento de estruturas com novos materiais e para reforço estrutural; (3) Novas técnicas de execução com vista a projetar betões com durabilidade e controlo de qualidade, a usar tecnologias de fabricação digital (impressão 3D) e a aplicação em reforço estrutural; (4) Novas preocupações da construção para incremento da resistência, da durabilidade, de sustentabilidade, da redução do tempo de produção, do custos de construção e maior liberdade arquitetónica na engenharia civil.
Conhecer os conceitos essenciais dos métodos numéricos mais utilizados em modelos computacionais na Mecânica dos Fluidos.
Entender o que é a investigação científica.
Ser capaz de utilizar determinadas técnicas estatísticas pré-escolhidas na sua área de especialidade.
Conhecer os fundamentos e saber aplicar as técnicas de modelação de incertezas associadas aos problemas de Engenharia Civil, avaliar, quantificar e calcular a segurança com recurso às técnicas de fiabilidade e quantificar o risco inerente aos sistemas estruturais de Engenharia Civil.
Dar a conhecer os modelos constitutivos essenciais para a modelação não-linear do comportamento de estruturas de betão, apoiada em discretizações através do Método de Elementos Finitos. Estes modelos incluem as diferentes formas de modelação do comportamento tracionado e do comportamento comprimido do betão, bem como das armaduras.
Conhecer os fundamentos das técnicas laboratoriais e da modelação física e saber aplicá-los aos vários tipos de ensaios de engenharia costeira (estabilidade de quebramares, transporte sólido, etc).
Conhecer os modelos constitutivos utilizados em solos por forma a analisar e modelar o seu comportamento em estruturas geotécnicas.
Conhecer os materiais utilizados no domínio dos pavimentos e legislação aplicável.
O objetivo desta unidade curricular, que decorre num tempo equivalente a um semestre, consiste essencialmente em desenvolver os estudos preliminares relativos ao tema da tese que se pretende desenvolver nos anos seguintes e deve concluir com a apresentação de um programa da tese.
Intervenção em: fundações, paredes e pilares de alvenaria, coberturas. Casos práticos. Deterioração de estruturas de betão armado. Processos físicos, químicos e biológicos de deterioração do betão. Corrosão de armaduras. Avaliação do estado de estruturas. Planos de caracterização e de diagnóstico. Ensaios não destrutivos. Extracção de provetes e ensaios laboratoriais. Ensaios "in situ" para avaliação do comportamento estrutural. Análise estrutural. Técnicas de reparação e de reforço estrutural. Reparação ou reforço por encamisamento com betão armado. Encamisamento ou reparação com betão projectado. Reparação ou reforço com resinas epoxy e elementos metálicos. Injecção de fissuras com resinas epoxy. Armaduras e elementos metálicos adicionais. Aplicação de pré-esforço. Reforço do sistema de contraventamento. Dimensionamento de reforços estruturais. Verificação da segurança em estruturas reforçadas. Reforços de vigas, lajes e pilares. Caso prático.
Pesquisa bibliográfica sobre o estado-da-arte do tema de doutoramento escolhido. Explicitação do programa preliminar da tese a desenvolver.
Pesquisa bibliográfica sobre o estado-da-arte do tema de doutoramento escolhido. Explicitação do programa preliminar da tese a desenvolver.
- Compreensão sistemática num domínio científico de estudo
- Aquisição de competências, aptidões e métodos de investigação associados ao domínio científico em causa.
Compreender os conceitos fundamentais relacionados com os métodos de investigação científica, com o processo e concepção de um plano de investigação em Transportes, incluindo a identificação das questões de investigação e a formulação das hipóteses, e com a comunicação eficaz e rigorosa de resultados científicos.
OBJETIVOS: Formular modelos matemáticos com equações diferenciais relativas a problemas de Engenharia Civil. Conhecer os fundamentos e saber aplicar diferentes métodos na resolução de modelos matemáticos com equações de derivadas parciais (EDP), em Engenharia Civil.
Apresentar a Gestão da Informação na Construção como uma área que requer um contributo dos Engenheiros Civís; Identificar e descrever os fluxos de informação ao longo do processo construtivo; Conhecer os mais relevantes sistemas de classificação de informação para a indústria da construção; Conhecer e experimentar ferramentas informáticas distintas, em particular sistemas BIM e ERP.
Conhecer os fundamentos da sustentabilidade da construção e métodos de avaliação da sustentabilidade.
Aquisição de conhecimentos de medição avançados na área da higrotérmica ou acústica ou sistema de componentes.
Identificar e caracterizar as principais técnicas laboratoriais usadas em Hidráulica.
Adquirir proficiência no uso de técnicas laboratoriais avançadas em estudos no domínio da Hidráulica.
Os objectivos desta Unidade Curricular prendem-se com a necessidade de dotar os estudantes de uma sólida formação sobre a evolução do pensamento teórico e doutrinário neste campo disciplinar e a natureza multifacetada e complexa do atual debate disciplinar.
Com esta disciplina pretende-se dar informação acerca: da constituição, dimensionamento e comportamento de aterros de resíduos; da possibilidade de valorização de resíduos em obras geotécnicas.
Os objectivos desta Unidade Curricular prendem-se com a necessidade de dotar os estudantes do Programa de Doutoramento em Engenharia Civil de conhecimentos avançados sobre as qualidades biogeofísicas das áreas urbanas e metropolitanas, e compreender o papel específico do planeamento na sua valorização ambiental e equilíbrio ecossistémico.
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Entender o material alvenaria e os seus constituintes de forma aprofundada, tendo em conta o enquadramento normativo e regulamentar. Conhecer os fundamentos do comportamento do material e ser capaz de o analisar em diversas perspetivas, designadamente térmica e mecânica por aplicação dos regulamentos e de ferramentas de simulação.
OBJECTIVOS: Conhecer os fundamentos e saber aplicar os métodos estatisticos em dados da área de engenharia civil.
Conhecer os principais conceitos e formulações teóricas utilizáveis na Análise e Identificação Dinâmica de Estruturas, e no Controlo de Vibrações.
Dar a conhecer os fundamentos para uma correta utilização do Método de Newton-Raphson na análise não-linear de estruturas, apoiada em discretizações através do Método de Elementos Finitos.
Conhecer os fundamentos e saber aplicar o Método de Elementos Finitos nas mais diversas áreas da análise de estruturas.
Conhecer as técnicas de reparação e reforço de estruturas existentes, dimensionar e projetar sistemas de reforço e usar as especificações adequadas.
Preparar os alunos para realizar um doutoramento em algumas áreas associadas ao material madeira, independentemente da sua formação anterior que de qualquer forma terá de ser em arquitectura ou engenharia civil; a definir de forma mais precisa em função da orientação do aluno (arquitetura; sistemas e tecnologias construtivas; estruturas; reabilitação.
Conhecer as diversas vertentes que influenciam o desempenho das empresas de construção e saber aplicar metodologias que permitem a avaliação desse desempenho.
Conhecimento da orgânica da gestão urbanística em Portugal e a prática do desenho urbano e do ato de urbanizar a cidade; Reflexão sobre os desafios que se colocam ao desenho urbano no contexto das novas exigências de qualificação e execução do espaço público urbano.
Conhecer os principais conceitos e formulações teóricas de base da Dinâmica de Estruturas e o potencial da sua aplicação em Engenharia de Estruturas.
Caracterizar as propriedades dinâmicas dos solos. Caracterizar a ação sísmica.
Introdução de conceitos da durabilidade da construção.
Conhecimento das metodologias de planeamento da vida útil.
Exploração da normalização aplicável.
Determinação da vida útil estimada em casos de estudo.
Implementação de medidas promotoras da durabilidade.
Na Unidade Curricular Engenharia de Tráfego pretende-se transmitir aos estudantes o conjunto de conceitos essenciais para a análise das condições de circulação das diferentes componentes da infraestrutura viária, fornecendo os elementos necessários para a avaliação do desempenho do sistema viária, capacitando os estudantes na deteção de anomalias e estudo de medidas corretivas ou de minimização dos impactos na circulação viária, tendo presente a segurança viária.
Transmitir um conhecimento abrangente do universo ferroviário;
O objetivo desta UC é aprofundar conhecimentos na área da Engenharia Rodoviária e em particular na área da Segurança Rodoviária.
Proporcionar uma abordagem das principais metodologias de engenharia sísmica aplicáveis a estruturas de engenharia civil, incluindo aspetos relacionados com a caracterização da ação sísmica, a análise estrutural, o dimensionamento de estruturas novas e o reforço de estruturas existentes. Procura-se dar uma visão global da regulamentação mais atual, em particular o Eurocódigo 8 e o seu Anexo Nacional para Portugal, dando especial ênfase às suas principais novidades mais especificamente relacionadas com o dimensionamento por capacidade resistente e com a avaliação e reforço sísmico de estruturas existentes.
O objectivo desta unidade curricular é o de fornecer aos estudantes os conhecimentos necessários à análise e dimensionamento de estruturas formadas por cabos. Diferentes tipos estruturais são analisados: cabos, antenas e mastros atirantados, pontes suspensas, atirantadas ou do tipo “stress-ribbon”, estruturas de cobertura formadas por cabos, grelhas de cabos e por membranas tensas.
Aproveitando os conhecimentos da unidade curricular Resistência de Materiais, complementados com conceitos fundamentais da Teoria de Instabilidade, e tendo como apoio a regulamentação específica em vigor, são propostos e resolvidos problemas correntes das Estruturas Metálicas e Mistas.
Aprofundamento dos conceitos sobre os modelos de comportamento do betão estrutural e sobre o dimensionamento de estruturas de betão. Aprendizagem dos métodos e técnicas de análise, dimensionamento e execução de estruturas laminares de betão (paredes e lajes) e de estruturas pré-esforçadas de betão.
Aprofundar os fundamentos da Mecânica das Rochas.
Aquisição de conceitos, teorias e conhecimentos sobre os aspectos físicos, das interfaces e das interações nas zonas marítimas e costeiras através da hidrodinâmica marítima e da hidromorfologia costeira. Iniciação à concepção, projecto, modelação e observação de diversas estruturas marítimas e portuárias. Reconhecer as especificidades e dinâmicas específicas do meio ambiente onde são projectadas e executadas as intervenções e estruturas.
Aquisição de conceitos, teorias e conhecimentos sobre os aspectos físicos, das interfaces e das interações nas zonas marítimas e costeiras através da hidrodinâmica marítima e da hidromorfologia costeira. Estudo de evoluções morfológicas de longo e médio termo. Análises de risco.
Percepção das vantagens técnicas, económicas e ambientais da concepção e gestão integrada do ciclo urbano da água, incluindo os sistemas de abastecimento de água, saneamento, águas pluviais, ribeiras urbanas e praias.
Percepção das vantagens técnicas, económicas e ambientais da concepção e gestão integrada do ciclo urbano da água, incluindo os sistemas de abastecimento de água, saneamento, águas pluviais, ribeiras urbanas e praias.
Apresentar os conceitos-base relevantes e principais formulações e métodos relativos à dinâmica sedimentar e processos morfodinâmicos, enquadrando estudos fluviais e o uso do correspondente recurso.
Apresentar conceitos-base relevantes e principais formulações e métodos relativos ao estudo e variabilidade do balanço hídrico, avaliação e mitigação de situações extremas e gestão de recursos hídricos.
Os estudantes vão adquirir práticas de experimentação em ambiente de laboratório de geotecnia que os habilitará a realizar e/ou coordenar ensaios específicos desta área.
Analise e escolha de modelos de precipitação-escoamento. Aprofundamento dos diferentes tipos de escoamentos em canais naturais. Dimensionamento de canais, dispositivos de controlo de escoamentos e passagens hidáulicas. Controlo da erosão e sedimentação em canais naturais. Modelação fisica e numerica do escoamento em canais.
Aquisição de conhecimentos técnico-científicos avançados na área da simulação numérica e experimentação no domínio da higrotérmica.
Conhecer os principais equipamentos e técnicas para instrumentação e observação de estruturas de Engenharia Civil .
Pretende-se que o aluno se familiarize com os métodos e técnicas da Investigação na área da Acústica.
Conhecer a problemática do comportamento de edifícios em serviços, os agentes de degradação e as metodologias para promover a sua vida útil mantendo-o.
Transmitir conhecimento a nível de novos materiais e de novas técnicas de aplicação.
Conhecer os conceitos essenciais dos métodos numéricos mais utilizados em modelos computacionais na Mecânica dos Fluidos.
Conhecer os fundamentos e saber aplicar as técnicas de modelação de incertezas associadas aos problemas de Engenharia Civil, avaliar, quantificar e calcular a segurança com recurso às técnicas de fiabilidade e quantificar o risco inerente aos sistemas estruturais de Engenharia Civil.
Conhecer os fundamentos das técnicas laboratoriais e da modelação física e saber aplicá-los aos vários tipos de ensaios de engenharia costeira (estabilidade de quebramares, transporte sólido, etc).
Conhecer os modelos constitutivos utilizados em solos por forma a analisar e modelar o seu comportamento em estruturas geotécnicas.
Conhecer e usar as principais famílias de modelos dinâmicos para situações que envolvem aleatoriedade.
Conhecer os materiais utilizados no domínio dos pavimentos e legislação aplicável.
O objetivo desta unidade curricular, que decorre num tempo equivalente a um semestre, consiste essencialmente em desenvolver os estudos preliminares relativos ao tema da tese que se pretende desenvolver nos anos seguintes e deve concluir com a apresentação de um programa da tese.
Intervenção em: fundações, paredes e pilares de alvenaria, coberturas. Casos práticos. Deterioração de estruturas de betão armado. Processos físicos, químicos e biológicos de deterioração do betão. Corrosão de armaduras. Avaliação do estado de estruturas. Planos de caracterização e de diagnóstico. Ensaios não destrutivos. Extracção de provetes e ensaios laboratoriais. Ensaios "in situ" para avaliação do comportamento estrutural. Análise estrutural. Técnicas de reparação e de reforço estrutural. Reparação ou reforço por encamisamento com betão armado. Encamisamento ou reparação com betão projectado. Reparação ou reforço com resinas epoxy e elementos metálicos. Injecção de fissuras com resinas epoxy. Armaduras e elementos metálicos adicionais. Aplicação de pré-esforço. Reforço do sistema de contraventamento. Dimensionamento de reforços estruturais. Verificação da segurança em estruturas reforçadas. Reforços de vigas, lajes e pilares. Caso prático.
.
Pesquisa bibliográfica sobre o estado-da-arte do tema de doutoramento a ser desenvolvido.
Pesquisa bibliográfica sobre o estado-da-arte do tema de doutoramento escolhido. Explicitação do programa preliminar da tese a desenvolver.
Pretende-se que o estudante apreenda o essencial do estado de conhecimentos sobre o tema da tese.
Pesquisa bibliográfica sobre o estado-da-arte do tema de doutoramento escolhido. Explicitação do programa preliminar da tese a desenvolver.
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Compreender os conceitos fundamentais relacionados com os métodos de investigação científica, com o processo e concepção de um plano de investigação em Transportes, incluindo a identificação das questões de investigação e a formulação das hipóteses, e com a comunicação eficaz e rigorosa de resultados científicos.
OBJETIVOS: Formular modelos matemáticos com equações diferenciais relativas a problemas de Engenharia Civil. Conhecer os fundamentos e saber aplicar diferentes métodos na resolução de modelos matemáticos com equações de derivadas parciais (EDP), em Engenharia Civil.
Conhecer os fundamentos da sustentabilidade da construção e métodos de avaliação da sustentabilidade.
Aquisição de conhecimentos de medição avançados na área da higrotérmica ou acústica ou sistema de componentes.
Identificar e caracterizar as principais técnicas laboratoriais usadas em Hidráulica.
Adquirir proficiência no uso de técnicas laboratoriais avançadas em estudos no domínio da Hidráulica.
Entender o material alvenaria e os seus constituintes de forma aprofundada, tendo em conta o enquadramento normativo e regulamentar. Conhecer os fundamentos do comportamento do material e ser capaz de o analisar em diversas perspetivas, designadamente térmica e mecânica por aplicação dos regulamentos e de ferramentas de simulação.
Preparar os alunos para realizar um doutoramento em algumas áreas associadas ao material madeira, independentemente da sua formação anterior que de qualquer forma terá de ser em arquitectura ou engenharia civil; a definir de forma mais precisa em função da orientação do aluno (arquitetura; sistemas e tecnologias construtivas; estruturas; reabilitação.
Conhecer as diversas vertentes que influenciam o desempenho das empresas de construção e saber aplicar metodologias que permitem a avaliação desse desempenho.
Aquisição de conhecimentos técnico-científicos avançados na área da simulação numérica e experimentação no domínio da higrotérmica.
Pesquisa bibliográfica sobre o estado-da-arte em Acústica. Desenvolvimento de um tema a definir.
Compreender o comportamento de edificios em serviço
- Sistemas Estáticos
- Sistemas Dinâmicos
Gestão Técnica
Gestão Económica
Gestão Funcional
Inntrodução ao Facility Management na Construção
O objetivo desta unidade curricular, que decorre num tempo equivalente a um semestre, consiste essencialmente em desenvolver os estudos preliminares relativos ao tema da tese que se pretende desenvolver nos anos seguintes e deve concluir com a apresentação de um programa da tese.
Apresentar a Gestão da Informação na Construção como uma área que requer um contributo dos Engenheiros Civís; Identificar e descrever os fluxos de informação ao longo do processo construtivo; Conhecer os mais relevantes sistemas de classificação de informação para a indústria da construção; Conhecer e experimentar ferramentas informáticas distintas, em particular sistemas BIM e ERP.
Conhecer os fundamentos da sustentabilidade da construção e métodos de avaliação da sustentabilidade.
Aquisição de conhecimentos de medição avançados na área da higrotérmica ou acústica ou sistema de componentes.
Entender o material alvenaria e os seus constituintes de forma aprofundada, tendo em conta o enquadramento normativo e regulamentar. Conhecer os fundamentos do comportamento do material e ser capaz de o analisar em diversas perspetivas, designadamente térmica e mecânica por aplicação dos regulamentos e de ferramentas de simulação.
Preparar os alunos para realizar um doutoramento em algumas áreas associadas ao material madeira, independentemente da sua formação anterior que de qualquer forma terá de ser em arquitectura ou engenharia civil; a definir de forma mais precisa em função da orientação do aluno (arquitetura; sistemas e tecnologias construtivas; estruturas; reabilitação.
Conhecer as diversas vertentes que influenciam o desempenho das empresas de construção e saber aplicar metodologias que permitem a avaliação desse desempenho.
Introdução de conceitos da durabilidade da construção.
Conhecimento das metodologias de planeamento da vida útil.
Exploração da normalização aplicável.
Determinação da vida útil estimada em casos de estudo.
Implementação de medidas promotoras da durabilidade.
Aquisição de conhecimentos técnico-científicos avançados na área da simulação numérica e experimentação no domínio da higrotérmica.
Pretende-se que o aluno se familiarize com os métodos e técnicas da Investigação na área da Acústica.
Conhecer a problemática do comportamento de edifícios em serviços, os agentes de degradação e as metodologias para promover a sua vida útil mantendo-o.
O objetivo desta unidade curricular, que decorre num tempo equivalente a um semestre, consiste essencialmente em desenvolver os estudos preliminares relativos ao tema da tese que se pretende desenvolver nos anos seguintes e deve concluir com a apresentação de um programa da tese.
Pesquisa bibliográfica sobre o estado-da-arte do tema de doutoramento a ser desenvolvido.
Conhecer os fundamentos da sustentabilidade da construção e métodos de avaliação da sustentabilidade.
Aquisição de conhecimentos de medição avançados na área da higrotérmica ou acústica ou sistema de componentes.
Conhecer os principais conceitos e formulações teóricas utilizáveis na Análise e Identificação Dinâmica de Estruturas, e no Controlo de Vibrações.
Dar a conhecer os fundamentos para uma correta utilização do Método de Newton-Raphson na análise não-linear de estruturas, apoiada em discretizações através do Método de Elementos Finitos.
Conhecer os fundamentos e saber aplicar o Método de Elementos Finitos nas mais diversas áreas da análise de estruturas.
Conhecer as técnicas de reparação e reforço de estruturas existentes, dimensionar e projetar sistemas de reforço e usar as especificações adequadas.
Conhecer os principais conceitos e formulações teóricas de base da Dinâmica de Estruturas e o potencial da sua aplicação em Engenharia de Estruturas.
Proporcionar uma abordagem das principais metodologias de engenharia sísmica aplicáveis a estruturas de engenharia civil, incluindo aspetos relacionados com a caracterização da ação sísmica, a análise estrutural, o dimensionamento de estruturas novas e o reforço de estruturas existentes. Procura-se dar uma visão global da regulamentação mais atual, em particular o Eurocódigo 8 e o seu Anexo Nacional para Portugal, dando especial ênfase às suas principais novidades mais especificamente relacionadas com o dimensionamento por capacidade resistente e com a avaliação e reforço sísmico de estruturas existentes.
O objectivo desta unidade curricular é o de fornecer aos estudantes os conhecimentos necessários à análise e dimensionamento de estruturas formadas por cabos. Diferentes tipos estruturais são analisados: cabos, antenas e mastros atirantados, pontes suspensas, atirantadas ou do tipo “stress-ribbon”, estruturas de cobertura formadas por cabos, grelhas de cabos e por membranas tensas.
Aproveitando os conhecimentos da unidade curricular Resistência de Materiais, complementados com conceitos fundamentais da Teoria de Instabilidade, e tendo como apoio a regulamentação específica em vigor, são propostos e resolvidos problemas correntes das Estruturas Metálicas e Mistas.
Aprofundamento dos conceitos sobre os modelos de comportamento do betão estrutural e sobre o dimensionamento de estruturas de betão. Aprendizagem dos métodos e técnicas de análise, dimensionamento e execução de estruturas laminares de betão (paredes e lajes) e de estruturas pré-esforçadas de betão.
Conhecer os principais equipamentos e técnicas para instrumentação e observação de estruturas de Engenharia Civil .
Conhecer os fundamentos e saber aplicar as técnicas de modelação de incertezas associadas aos problemas de Engenharia Civil, avaliar, quantificar e calcular a segurança com recurso às técnicas de fiabilidade e quantificar o risco inerente aos sistemas estruturais de Engenharia Civil.
Dar a conhecer os modelos constitutivos essenciais para a modelação não-linear do comportamento de estruturas de betão, apoiada em discretizações através do Método de Elementos Finitos. Estes modelos incluem as diferentes formas de modelação do comportamento tracionado e do comportamento comprimido do betão, bem como das armaduras.
O objetivo desta unidade curricular, que decorre num tempo equivalente a um semestre, consiste essencialmente em desenvolver os estudos preliminares relativos ao tema da tese que se pretende desenvolver nos anos seguintes e deve concluir com a apresentação de um programa da tese.
Intervenção em: fundações, paredes e pilares de alvenaria, coberturas. Casos práticos. Deterioração de estruturas de betão armado. Processos físicos, químicos e biológicos de deterioração do betão. Corrosão de armaduras. Avaliação do estado de estruturas. Planos de caracterização e de diagnóstico. Ensaios não destrutivos. Extracção de provetes e ensaios laboratoriais. Ensaios "in situ" para avaliação do comportamento estrutural. Análise estrutural. Técnicas de reparação e de reforço estrutural. Reparação ou reforço por encamisamento com betão armado. Encamisamento ou reparação com betão projectado. Reparação ou reforço com resinas epoxy e elementos metálicos. Injecção de fissuras com resinas epoxy. Armaduras e elementos metálicos adicionais. Aplicação de pré-esforço. Reforço do sistema de contraventamento. Dimensionamento de reforços estruturais. Verificação da segurança em estruturas reforçadas. Reforços de vigas, lajes e pilares. Caso prático.
Pesquisa bibliográfica sobre o estado-da-arte do tema de doutoramento escolhido. Explicitação do programa preliminar da tese a desenvolver.
Conhecer os principais conceitos e formulações teóricas utilizáveis na Análise e Identificação Dinâmica de Estruturas, e no Controlo de Vibrações.
Dar a conhecer os fundamentos para uma correta utilização do Método de Newton-Raphson na análise não-linear de estruturas, apoiada em discretizações através do Método de Elementos Finitos.
Conhecer os fundamentos e saber aplicar o Método de Elementos Finitos nas mais diversas áreas da análise de estruturas.
Conhecer as técnicas de reparação e reforço de estruturas existentes, dimensionar e projetar sistemas de reforço e usar as especificações adequadas.
Conhecer os principais conceitos e formulações teóricas de base da Dinâmica de Estruturas e o potencial da sua aplicação em Engenharia de Estruturas.
Proporcionar uma abordagem das principais metodologias de engenharia sísmica aplicáveis a estruturas de engenharia civil, incluindo aspetos relacionados com a caracterização da ação sísmica, a análise estrutural, o dimensionamento de estruturas novas e o reforço de estruturas existentes. Procura-se dar uma visão global da regulamentação mais atual, em particular o Eurocódigo 8 e o seu Anexo Nacional para Portugal, dando especial ênfase às suas principais novidades mais especificamente relacionadas com o dimensionamento por capacidade resistente e com a avaliação e reforço sísmico de estruturas existentes.
O objectivo desta unidade curricular é o de fornecer aos estudantes os conhecimentos necessários à análise e dimensionamento de estruturas formadas por cabos. Diferentes tipos estruturais são analisados: cabos, antenas e mastros atirantados, pontes suspensas, atirantadas ou do tipo “stress-ribbon”, estruturas de cobertura formadas por cabos, grelhas de cabos e por membranas tensas.
Aproveitando os conhecimentos da unidade curricular Resistência de Materiais, complementados com conceitos fundamentais da Teoria de Instabilidade, e tendo como apoio a regulamentação específica em vigor, são propostos e resolvidos problemas correntes das Estruturas Metálicas e Mistas.
Aprofundamento dos conceitos sobre os modelos de comportamento do betão estrutural e sobre o dimensionamento de estruturas de betão. Aprendizagem dos métodos e técnicas de análise, dimensionamento e execução de estruturas laminares de betão (paredes e lajes) e de estruturas pré-esforçadas de betão.
Conhecer os principais equipamentos e técnicas para instrumentação e observação de estruturas de Engenharia Civil .
Conhecer os fundamentos e saber aplicar as técnicas de modelação de incertezas associadas aos problemas de Engenharia Civil, avaliar, quantificar e calcular a segurança com recurso às técnicas de fiabilidade e quantificar o risco inerente aos sistemas estruturais de Engenharia Civil.
O objetivo desta unidade curricular, que decorre num tempo equivalente a um semestre, consiste essencialmente em desenvolver os estudos preliminares relativos ao tema da tese que se pretende desenvolver nos anos seguintes e deve concluir com a apresentação de um programa da tese.
Intervenção em: fundações, paredes e pilares de alvenaria, coberturas. Casos práticos. Deterioração de estruturas de betão armado. Processos físicos, químicos e biológicos de deterioração do betão. Corrosão de armaduras. Avaliação do estado de estruturas. Planos de caracterização e de diagnóstico. Ensaios não destrutivos. Extracção de provetes e ensaios laboratoriais. Ensaios "in situ" para avaliação do comportamento estrutural. Análise estrutural. Técnicas de reparação e de reforço estrutural. Reparação ou reforço por encamisamento com betão armado. Encamisamento ou reparação com betão projectado. Reparação ou reforço com resinas epoxy e elementos metálicos. Injecção de fissuras com resinas epoxy. Armaduras e elementos metálicos adicionais. Aplicação de pré-esforço. Reforço do sistema de contraventamento. Dimensionamento de reforços estruturais. Verificação da segurança em estruturas reforçadas. Reforços de vigas, lajes e pilares. Caso prático.
Pesquisa bibliográfica sobre o estado-da-arte do tema de doutoramento escolhido. Explicitação do programa preliminar da tese a desenvolver.
Os estudantes vão adquirir práticas de experimentação em ambiente de laboratório de geotecnia que os habilitará a realizar e/ou coordenar ensaios específicos desta área.
Conhecer os modelos constitutivos utilizados em solos por forma a analisar e modelar o seu comportamento em estruturas geotécnicas.
O objetivo desta unidade curricular, que decorre num tempo equivalente a um semestre, consiste essencialmente em desenvolver os estudos preliminares relativos ao tema da tese que se pretende desenvolver nos anos seguintes e deve concluir com a apresentação de um programa da tese.
Os estudantes vão adquirir práticas de experimentação em ambiente de laboratório de geotecnia que os habilitará a realizar e/ou coordenar ensaios específicos desta área.
Conhecer os modelos constitutivos utilizados em solos por forma a analisar e modelar o seu comportamento em estruturas geotécnicas.
O objetivo desta unidade curricular, que decorre num tempo equivalente a um semestre, consiste essencialmente em desenvolver os estudos preliminares relativos ao tema da tese que se pretende desenvolver nos anos seguintes e deve concluir com a apresentação de um programa da tese.
Pretende-se que o estudante apreenda o essencial do estado de conhecimentos sobre o tema da tese.
Aquisição de conceitos, teorias e conhecimentos sobre os aspectos físicos, das interfaces e das interações nas zonas marítimas e costeiras através da hidrodinâmica marítima e da hidromorfologia costeira. Iniciação à concepção, projecto, modelação e observação de diversas estruturas marítimas e portuárias. Reconhecer as especificidades e dinâmicas específicas do meio ambiente onde são projectadas e executadas as intervenções e estruturas.
Aquisição de conceitos, teorias e conhecimentos sobre os aspectos físicos, das interfaces e das interações nas zonas marítimas e costeiras através da hidrodinâmica marítima e da hidromorfologia costeira. Estudo de evoluções morfológicas de longo e médio termo. Análises de risco.
Percepção das vantagens técnicas, económicas e ambientais da concepção e gestão integrada do ciclo urbano da água, incluindo os sistemas de abastecimento de água, saneamento, águas pluviais, ribeiras urbanas e praias.
Percepção das vantagens técnicas, económicas e ambientais da concepção e gestão integrada do ciclo urbano da água, incluindo os sistemas de abastecimento de água, saneamento, águas pluviais, ribeiras urbanas e praias.
Apresentar os conceitos-base relevantes e principais formulações e métodos relativos à dinâmica sedimentar e processos morfodinâmicos, enquadrando estudos fluviais e o uso do correspondente recurso.
Apresentar conceitos-base relevantes e principais formulações e métodos relativos ao estudo e variabilidade do balanço hídrico, avaliação e mitigação de situações extremas e gestão de recursos hídricos.
Analise e escolha de modelos de precipitação-escoamento. Aprofundamento dos diferentes tipos de escoamentos em canais naturais. Dimensionamento de canais, dispositivos de controlo de escoamentos e passagens hidáulicas. Controlo da erosão e sedimentação em canais naturais. Modelação fisica e numerica do escoamento em canais.
Conhecer os conceitos essenciais dos métodos numéricos mais utilizados em modelos computacionais na Mecânica dos Fluidos.
Conhecer os fundamentos das técnicas laboratoriais e da modelação física e saber aplicá-los aos vários tipos de ensaios de engenharia costeira (estabilidade de quebramares, transporte sólido, etc).
O objetivo desta unidade curricular, que decorre num tempo equivalente a um semestre, consiste essencialmente em desenvolver os estudos preliminares relativos ao tema da tese que se pretende desenvolver nos anos seguintes e deve concluir com a apresentação de um programa da tese.
Pesquisa bibliográfica sobre o estado-da-arte do tema de doutoramento escolhido. Explicitação do programa preliminar da tese a desenvolver.
Identificar e caracterizar as principais técnicas laboratoriais usadas em Hidráulica.
Adquirir proficiência no uso de técnicas laboratoriais avançadas em estudos no domínio da Hidráulica.
Aquisição de conceitos, teorias e conhecimentos sobre os aspectos físicos, das interfaces e das interações nas zonas marítimas e costeiras através da hidrodinâmica marítima e da hidromorfologia costeira. Iniciação à concepção, projecto, modelação e observação de diversas estruturas marítimas e portuárias. Reconhecer as especificidades e dinâmicas específicas do meio ambiente onde são projectadas e executadas as intervenções e estruturas.
Aquisição de conceitos, teorias e conhecimentos sobre os aspectos físicos, das interfaces e das interações nas zonas marítimas e costeiras através da hidrodinâmica marítima e da hidromorfologia costeira. Estudo de evoluções morfológicas de longo e médio termo. Análises de risco.
Percepção das vantagens técnicas, económicas e ambientais da concepção e gestão integrada do ciclo urbano da água, incluindo os sistemas de abastecimento de água, saneamento, águas pluviais, ribeiras urbanas e praias.
Percepção das vantagens técnicas, económicas e ambientais da concepção e gestão integrada do ciclo urbano da água, incluindo os sistemas de abastecimento de água, saneamento, águas pluviais, ribeiras urbanas e praias.
Apresentar os conceitos-base relevantes e principais formulações e métodos relativos à dinâmica sedimentar e processos morfodinâmicos, enquadrando estudos fluviais e o uso do correspondente recurso.
Apresentar conceitos-base relevantes e principais formulações e métodos relativos ao estudo e variabilidade do balanço hídrico, avaliação e mitigação de situações extremas e gestão de recursos hídricos.
Analise e escolha de modelos de precipitação-escoamento. Aprofundamento dos diferentes tipos de escoamentos em canais naturais. Dimensionamento de canais, dispositivos de controlo de escoamentos e passagens hidáulicas. Controlo da erosão e sedimentação em canais naturais. Modelação fisica e numerica do escoamento em canais.
Conhecer os conceitos essenciais dos métodos numéricos mais utilizados em modelos computacionais na Mecânica dos Fluidos.
Conhecer os fundamentos das técnicas laboratoriais e da modelação física e saber aplicá-los aos vários tipos de ensaios de engenharia costeira (estabilidade de quebramares, transporte sólido, etc).
O objetivo desta unidade curricular, que decorre num tempo equivalente a um semestre, consiste essencialmente em desenvolver os estudos preliminares relativos ao tema da tese que se pretende desenvolver nos anos seguintes e deve concluir com a apresentação de um programa da tese.
Pesquisa bibliográfica sobre o estado-da-arte do tema de doutoramento escolhido. Explicitação do programa preliminar da tese a desenvolver.
Identificar e caracterizar as principais técnicas laboratoriais usadas em Hidráulica.
Adquirir proficiência no uso de técnicas laboratoriais avançadas em estudos no domínio da Hidráulica.
Com esta disciplina pretende-se dar informação acerca dos materiais poliméricos correntemente designados por geossintéticos, suas aplicações em Engenharia Civil e metodologias de dimensionamento.
Transmissão de conhecimentos técnico-científicos aprofundados sobre: (1) Novos materiais, principais propriedades a curto e longo prazo; (2) Métodos de dimensionamento de estruturas com novos materiais e para reforço estrutural; (3) Novas técnicas de execução com vista a projetar betões com durabilidade e controlo de qualidade, a usar tecnologias de fabricação digital (impressão 3D) e a aplicação em reforço estrutural; (4) Novas preocupações da construção para incremento da resistência, da durabilidade, de sustentabilidade, da redução do tempo de produção, do custos de construção e maior liberdade arquitetónica na engenharia civil.
O objetivo desta unidade curricular, que decorre num tempo equivalente a um semestre, consiste essencialmente em desenvolver os estudos preliminares relativos ao tema da tese que se pretende desenvolver nos anos seguintes e deve concluir com a apresentação de um programa da tese.
- Compreensão sistemática num domínio científico de estudo
- Aquisição de competências, aptidões e métodos de investigação associados ao domínio científico em causa.
Com esta disciplina pretende-se dar informação acerca: da constituição, dimensionamento e comportamento de aterros de resíduos; da possibilidade de valorização de resíduos em obras geotécnicas.
Transmitir conhecimento a nível de novos materiais e de novas técnicas de aplicação.
O objetivo desta unidade curricular, que decorre num tempo equivalente a um semestre, consiste essencialmente em desenvolver os estudos preliminares relativos ao tema da tese que se pretende desenvolver nos anos seguintes e deve concluir com a apresentação de um programa da tese.
O objetivo principal da unidade curricular é dotar os estudantes de um conhecimento aprofundado da problemática das dinâmicas urbanas contemporâneas, tendo como principais referências o reconhecimento da importância da urbanização nos atuais processos de desenvolvimento e as diferentes perspetivas teóricas que têm vindo a analisar essas dinâmicas.
O percurso proposto parte de três chaves de leitura: a mudança, que traz consigo a necessidade de re-definir a “cidade” e o “urbano”; a natureza planetária e variegada das mudanças; a tensão entre as dinâmicas de competitividade e de coesão.
O objetivo desta unidade curricular, que decorre num tempo equivalente a um semestre, consiste essencialmente em desenvolver os estudos preliminares relativos ao tema da tese que se pretende desenvolver nos anos seguintes e deve concluir com a apresentação de um programa da tese.
Os objectivos desta Unidade Curricular prendem-se com a necessidade de dotar os estudantes de uma sólida formação sobre a evolução do pensamento teórico e doutrinário neste campo disciplinar e a natureza multifacetada e complexa do atual debate disciplinar.
Os objectivos desta Unidade Curricular prendem-se com a necessidade de dotar os estudantes do Programa de Doutoramento em Engenharia Civil de conhecimentos avançados sobre as qualidades biogeofísicas das áreas urbanas e metropolitanas, e compreender o papel específico do planeamento na sua valorização ambiental e equilíbrio ecossistémico.
Conhecimento da orgânica da gestão urbanística em Portugal e a prática do desenho urbano e do ato de urbanizar a cidade; Reflexão sobre os desafios que se colocam ao desenho urbano no contexto das novas exigências de qualificação e execução do espaço público urbano.
O objetivo desta unidade curricular, que decorre num tempo equivalente a um semestre, consiste essencialmente em desenvolver os estudos preliminares relativos ao tema da tese que se pretende desenvolver nos anos seguintes e deve concluir com a apresentação de um programa da tese.
O objetivo desta UC é aprofundar conhecimentos na área da Engenharia Rodoviária e em particular na área da Segurança Rodoviária.
O objetivo desta unidade curricular, que decorre num tempo equivalente a um semestre, consiste essencialmente em desenvolver os estudos preliminares relativos ao tema da tese que se pretende desenvolver nos anos seguintes e deve concluir com a apresentação de um programa da tese.
Compreender os conceitos fundamentais relacionados com os métodos de investigação científica, com o processo e concepção de um plano de investigação em Transportes, incluindo a identificação das questões de investigação e a formulação das hipóteses, e com a comunicação eficaz e rigorosa de resultados científicos.
Na Unidade Curricular Engenharia de Tráfego pretende-se transmitir aos estudantes o conjunto de conceitos essenciais para a análise das condições de circulação das diferentes componentes da infraestrutura viária, fornecendo os elementos necessários para a avaliação do desempenho do sistema viária, capacitando os estudantes na deteção de anomalias e estudo de medidas corretivas ou de minimização dos impactos na circulação viária, tendo presente a segurança viária.
O objetivo desta UC é aprofundar conhecimentos na área da Engenharia Rodoviária e em particular na área da Segurança Rodoviária.
O objetivo desta unidade curricular, que decorre num tempo equivalente a um semestre, consiste essencialmente em desenvolver os estudos preliminares relativos ao tema da tese que se pretende desenvolver nos anos seguintes e deve concluir com a apresentação de um programa da tese.
Compreender os conceitos fundamentais relacionados com os métodos de investigação científica, com o processo e concepção de um plano de investigação em Transportes, incluindo a identificação das questões de investigação e a formulação das hipóteses, e com a comunicação eficaz e rigorosa de resultados científicos.