Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado > MM > Informação para Candidatos
Hoje é domingo
Programa de formação da Biblioteca para o segundo semestre já está disponível

Cursos

Mestrado em Multimédia

Dados Gerais

Código Oficial: 6197
Sigla: MM
Descrição: O Mestrado em Multimédia está direcionado para a formação de um conjunto de profissionais que aliam uma elevada capacidade criativa com uma forte base tecnológica para resolver os desafios que se deparam às empresas num mercado global cada vez mais competitivo. Visa alcançar os seguintes objetivos: Proporcionar formação científica e tecnológica de base sólida, fundamental como suporte a uma prática profissional de excelência nas áreas científicas das Tecnologias da Comunicação, das Artes Visuais, da Economia e Gestão, da Educação e da Tecnologia Musical. Proporcionar formação profissional sólida que permita a conceção, projeto e realização de produtos, processos e serviços, tendo como base a Tecnologia Multimédia, dando a possibilidade de especialização desta formação em quatro áreas principais: Tecnologias Interativas e Jogos Digitais, Cultura e Artes, Educação, Música Interativa e Design de Som. Fomentar o desenvolvimento de competências não-técnicas, como o desenvolvimento das capacidades e atitudes criativa, crítica, trabalho em equipa e liderança. Fomentar a aquisição do espírito empreendedor e de iniciativa, avaliação de riscos e aproveitamento de oportunidades de forma criativa.

Diplomas

  • Mestrado em Multimédia - Educação (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Multimédia - Música Interactiva e Design de Som (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Multimédia - Cultura e Artes (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Multimédia - Tecnologias Interativas e Jogos Digitais (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Multimédia - Tecnologias Interativas e Jogos Digitais (72 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Multimédia - Música Interativa e Design de Som (72 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Multimédia - Cultura e Artes (72 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Multimédia - Educação (72 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Laboratório Multimédia

MM0054 - ECTS

Os objetivos de aprendizagem desta unidade curricular incluem o desenvolvimento das seguintes atitudes profissionais, competências e capacidades:

a) autonomia e iniciativa na aquisição e integração de conhecimentos na área das tecnologias multimédia;
b) competências de gestão de projetos multi-disciplinares e de trabalho em equipa;
c) capacidade de conceber, projectar e implementar sistemas e aplicações multimédia inovadores, com base em tecnologias emergentes;
d) capacidade de estruturar e produzir conteúdos multimédia com eficácia comunicacional e adequados ao público-alvo.

Seminário Multimédia

MM0060 - ECTS

O principal objetivo da disciplina é explorar o transmedia storytelling. Para potenciar este objetivo selecionaram-se conteúdos programáticos que cobrem os conteúdos e metodologias relevantes para este tópico.

Tecnologias da Comunicação Multimédia

MM0036 - ECTS

Pretende-se com esta disciplina que os alunos adquiram conhecimentos sobre: a) os conceitos, os serviços e as aplicações multimédia e hipermédia; b) as técnicas de codificação e representação da informação multimédia; c) as redes e os protocolos mais relevantes para a multimédia; d) os requisitos de qualidade de serviço dos vários meios e como podem ser satisfeitos.

História e Tendências do Multimédia

MM0039 - ECTS

O objectivo principal desta unidade curricular é o de dar uma visão sobre a cultura digital, de abordar a história da música electrónica e do Multimédia e de focar nas tendências do multimédia.

O módulo curricular de Cultura Digital pretende dotar os estudantes de uma visão alargada sobre o impacto do digital na sociedade e na cultura, fornecendo paralelamente mecanismos de análise e reflexão de forma a estabelecer um posicionamento crítico com características operativas.

O módulo sobre a História da Música Electrónica e do Multimédia procura dar uma visão de como a evolução tecnológica nesta área forjou uma nova cultura áudio. Desta forma pretende-se promover também um posicionamento crítico sobre o impacto cultural das alterações tecnológicas na área do multimédia.

Finalmente o módulo sobre as Tendências do Multimédia visa promover um pensamento crítico sobre a forma como alguns dos tópicos emergentes no Multimédia poderão evoluir no futuro.

Laboratório de Gestão de Projetos

MM0062 - ECTS

O sucesso dos projetos e produtos relacionados com o Multimédia depende não só do domínio das competências técnicas e criativas mas também, de um conjunto de capacidades e competências de gestão, comportamentais e comunicacionais.

O principal objetivo desta unidade curricular é desenvolver nos estudantes as capacidades de gestão de projetos tecnológicos, trabalho em equipa e empreendedorismo, habilitando-os a resolver a diversidade de problemas que surgem em projetos desta natureza.

Para potenciar este objetivo (que é transversal aos vários pontos identificados no campo dos resultados da aprendizagem), selecionaram-se conteúdos programáticos que cobrem os conteúdos e metodologias teóricas relevantes para a gestão de projetos (em geral e no contexto multimédia) e simultaneamente promovem a aplicação prática e experimentação desses conceitos por parte dos estudantes.

Metodologias de Investigação

MM0056 - ECTS

Metodologias de Investigação é uma unidade curricular obrigatória no 2.º semestre do 1.º ano do plano de estudos do Mestrado em Multimédia. Atendendo aos objetivos orientadores do Mestrado em Multimédia, a unidade curricular pretende contribuir para capacitar o estudante para realizar uma dissertação que inclui uma componente teórica e uma componente empírica. Como tal, torna-se importante promover o desenvolvimento de competências como escrita científica, desenho metodológico, e comunicação científica.

Importa realçar o papel da unidade curricular na tomada de consciência da relevância da dimensão ética e no desenvolvimento de padrões de atuação coerentes com as melhores práticas de investigação na área do Multimédia.

A unidade curricular pretende contribuir para capacitar os futuros mestres a integrar dados da investigação mais recente assim como conciliar investigação e desenvolvimento nos momentos de conceção e avaliação de produtos, processos e serviços em diferentes contextos profissionais. Simultaneamente, pretende-se contribuir para aumentar a capacidade de significar a relevância da atuação dos mestres em multimédia a nível sócio-profissional.

Dissertação

MM0058 - ECTS

Nos termos do estipulado no regulamento específico do Mestrado em Multimédia, a caracterização de Dissertação é a seguinte :

Uma dissertação de natureza científica, original e especialmente realizada para este fim que consistirá de uma parte de discussão teórica escrita e de uma parte prática de aplicação. A dissertação poderá ter um caráter mais teórico ou mais prático, dependendo do tipo de trabalho em questão. A componente de discussão teórica e de aplicação prática terão ponderações diferentes na avaliação, dependendo respetivamente da natureza do trabalho ser de caráter teórico ou prático.

Arte e Comunicação Multimédia


MM0038 - ECTS

Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.

Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.

Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.


Contextos de E-Learning


MM0055 - ECTS
  1. Compreender as diferentes definições e modalidades do e-Learning.
  2. Analisar diferentes contextos sociais, pedagógicos, e tecnológicos do e-Learning.
  3. Praticar o uso de plataformas de e-Learning (em particular, da plataforma Moodle).
  4. Explorar a colocação de recursos e a dinamização de variadas atividades no Moodle.
  5. Planificar e desenvolver objetos de aprendizagem reutilizáveis.
  6. Planificar estratégias de avaliação em e-Learning.
  7. Criar um protótipo de um curso de e-Learning ou b-Learning, tendo em vista a sua posterior implementação num contexto real de educação e formação.

Documentário


MM0057 - ECTS
Fornecer ao estudante conhecimento sobre a estética e as técnicas documentais:
  • Compreensão e aplicação da estética e das técnicas documentais
  • Criação de projetos de vídeo utilizando uma abordagem documental
  • Visionamentos, discussões e leituras com vista à estimulação de diferentes abordagens dos projetos documentais dos alunos
  • Realização do pitch dos seus projetos 
  • Elaboração de um dossier de produção dos seus projetos
  • Elaboração de um dossier de imprensa dos seus projetos

Economia e Gestão dos Media


MM0066 - ECTS
  1. Discutir a complexidade e especificidades dos media;
  2. Estudar mercados, estratégias de propriedade, e modelos de negócio;
  3. Fornecer conceitos e ferramentas para a elaboração de um plano de negócios;
  4. Discutir a relevância temporal das instituições no consumo de bens media;
  5. Discutir oportunidades, constrangimentos e tendências no atual ecossistema dos media.
  6. Fornecer as ferramentas necessárias para interpretar um plano de Marketing

Educação Multimédia


MM0040 - ECTS

Educação Multimédia é uma unidade curricular obrigatória para os estudantes da especialização em Educação e Sociedade. Assim, e atendendo aos objetivos orientadores do Mestrado em Multimédia, a unidade curricular pretende capacitar os estudantes para:

  • Compreender os desenvolvimentos históricos e epistemológicos no domínio da edução multimédia.
  • Compreender e intervir nos debates atuais sobre a articulação entre meios digitais e educação, nas diferentes perspetivas teóricas, críticas e técnicas.
  • Conhecer os pontos de vista relevantes para promover a literacia multimédia na sociedade atual; assim como, em particular, a integração do multimédia em projetos educativos formais e informais.
  • Analisar e integrar dados da investigação mais recente nos momentos de conceção e avaliação de produtos, processos e serviços em contextos profissionais na área da educação.

Fotografia e Cinema


MM0043 - ECTS

— Adquirir conhecimento histórico e técnico sobre dispositivos visuais (imagem fixa e imagem em movimento); 
— Aptidão para registar fotografias sabendo aplicar noções de profundidade de campo e velocidade de obturação;
— Saber identificar os principais movimentos da história da fotografia e a sua relação com a contemporaneidade;
— Compreender relações entre imagens, a narrativa fotográfica e a suas relações com o contexto cinematográfico;
— Aprofundar pensamento crítico sobre a imagem no contexto artístico;
— Ampliar noções de literacia visual a partir da análise da imagem na sociedade contemporânea;
— Explorar a fotografia como um elemento de comunicação alargado em projetos artísticos (imagem fixa e imagem em movimento);
— Aprofundar técnicas de registo e de edição de imagem fotográfica e cinematográfica;
— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de experiências de comunicação relacionadas com a imagem (fixa ou movimento).


Introdução à Programação


MM0061 - ECTS

Em termos gerais, pretende-se que o/a estudante adquira as competências englobadas no pensamento computacional, acrescido da capacidade efetiva de desenvolver programas de baixa / média complexidade utilizando uma linguagem de programação.


Jogos Digitais


MM0064 - ECTS

Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto de entretenimento, mas também pelas capacidades de imersão e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem. 

O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de design e desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.




Síntese Sonora para Media Digitais


MM0065 - ECTS

1) Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação.

2) Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical.

3) Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.


Sistemas Digitais Interativos


MM0027 - ECTS

1) Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.

2) Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos.

3) Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.

4) Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.


Tecnologias Web


MM0047 - ECTS

Fornecer aos estudantes conhecimentos e competência práticas sobre: 

  • A Internet e a World Wide Web (WWW)
  • As tecnologias de desenvolvimento web
  • Desenvolvimento web cliente
  • Desenvolvimento web servidor

Aplicações e Novos Serviços


MM0050 - ECTS

Design de Som para Media Digitais


MM0034 - ECTS
1) Conhecimento aprofundado sobre a história e o vocabulário do design de som.

2) Contacto com a nomenclatura, metodologia de trabalho e principais ferramentas do design de som para media digitais.

3) Aplicação do design de som à criação, manipulação e transmissão de conteúdos sonoros para meios visuais, com ênfase na área do cinema e jogos.


Interfaces Multimodais


MM0053 - ECTS

A unidade curricular de Interfaces Multimodais dedica-se ao estudo dos sistemas computacionais e do design da interação com estes.


Multimédia em Performing Arts


MM0041 - ECTS

1) Aquisição de conhecimentos na área das artes performativas, em termos históricos e contemporâneos.

2) Desenvolvimento de capacidades de produção técnica e criativa em contextos de "live arts" e interactividade.

3) Desenvolvimento de capacidades performativas.


Música Interativa


MM0067 - ECTS
1) Conhecimento aprofundado sobre técnicas de análise de conteúdo musical e de geração automática de música;

2) Contacto com a literatura mais relevante sobre análise de conteúdo musical e de geração automática de música, incluindo obras musicais generativas históricas;

3) Conhecimento sobre as potencialidades e o estado da arte da análise de conteúdo musical e da geração automática de música;

4) Implementação de aplicações de música interactiva com análise de conteúdo musical e geração automática de música.

Narrativas Interativas


MM0068 - ECTS

No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de:

  • Compreender a importância da narrativa na condição humana;
  • Identificar os principais elementos das narrativas interativas e suas práticas;
  • Compreender e aplicar a terminologia das narrativas interativas;
  • Realizar um pitch;
  • Desenvolver uma narrativa interativa;
  • Analisar narrativas em diferentes plataformas;
  • Identificar as principais necessidades dos utilizadores.

Sistemas Gráficos e Animação 3D


MM0051 - ECTS

Transmitir o conhecimento de conceitos, técnicas, algoritmos e tecnologias de Computação Gráfica e de Animação por Computador. Um estudo aprofundado é efetuado no domínio da computação gráfica 3D. Temas importantes são a modelação 3D, a Síntese de Imagens e a animação por Computador. O conteúdo prático da disciplina é complementado com uma visão de uma aplicação de modelação, síntese de imagem e animação 3D. 


Software Educativo


MM0048 - ECTS

Atendendo aos objetivos orientadores do Mestrado em Multimédia, Software Educativo capacitar os estudantes para:

  • Conhecer e adotar, de forma sustentada e progressiva, as práticas de seleção, análise e avaliação de software educativo.
  • Compreender as principais etapas do processo de desenvolvimento de software educativo.
  • Planear e desenvolver protótipos, e implementar o uso de software educativo.

Arte e Comunicação Multimédia


MM0038 - ECTS

Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.

Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.

Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.


Contextos de E-Learning


MM0055 - ECTS
  1. Compreender as diferentes definições e modalidades do e-Learning.
  2. Analisar diferentes contextos sociais, pedagógicos, e tecnológicos do e-Learning.
  3. Praticar o uso de plataformas de e-Learning (em particular, da plataforma Moodle).
  4. Explorar a colocação de recursos e a dinamização de variadas atividades no Moodle.
  5. Planificar e desenvolver objetos de aprendizagem reutilizáveis.
  6. Planificar estratégias de avaliação em e-Learning.
  7. Criar um protótipo de um curso de e-Learning ou b-Learning, tendo em vista a sua posterior implementação num contexto real de educação e formação.

Documentário


MM0057 - ECTS
Fornecer ao estudante conhecimento sobre a estética e as técnicas documentais:
  • Compreensão e aplicação da estética e das técnicas documentais
  • Criação de projetos de vídeo utilizando uma abordagem documental
  • Visionamentos, discussões e leituras com vista à estimulação de diferentes abordagens dos projetos documentais dos alunos
  • Realização do pitch dos seus projetos 
  • Elaboração de um dossier de produção dos seus projetos
  • Elaboração de um dossier de imprensa dos seus projetos

Economia e Gestão dos Media


MM0066 - ECTS
  1. Discutir a complexidade e especificidades dos media;
  2. Estudar mercados, estratégias de propriedade, e modelos de negócio;
  3. Fornecer conceitos e ferramentas para a elaboração de um plano de negócios;
  4. Discutir a relevância temporal das instituições no consumo de bens media;
  5. Discutir oportunidades, constrangimentos e tendências no atual ecossistema dos media.
  6. Fornecer as ferramentas necessárias para interpretar um plano de Marketing

Educação Multimédia


MM0040 - ECTS

Educação Multimédia é uma unidade curricular obrigatória para os estudantes da especialização em Educação e Sociedade. Assim, e atendendo aos objetivos orientadores do Mestrado em Multimédia, a unidade curricular pretende capacitar os estudantes para:

  • Compreender os desenvolvimentos históricos e epistemológicos no domínio da edução multimédia.
  • Compreender e intervir nos debates atuais sobre a articulação entre meios digitais e educação, nas diferentes perspetivas teóricas, críticas e técnicas.
  • Conhecer os pontos de vista relevantes para promover a literacia multimédia na sociedade atual; assim como, em particular, a integração do multimédia em projetos educativos formais e informais.
  • Analisar e integrar dados da investigação mais recente nos momentos de conceção e avaliação de produtos, processos e serviços em contextos profissionais na área da educação.

Fotografia e Cinema


MM0043 - ECTS

— Adquirir conhecimento histórico e técnico sobre dispositivos visuais (imagem fixa e imagem em movimento); 
— Aptidão para registar fotografias sabendo aplicar noções de profundidade de campo e velocidade de obturação;
— Saber identificar os principais movimentos da história da fotografia e a sua relação com a contemporaneidade;
— Compreender relações entre imagens, a narrativa fotográfica e a suas relações com o contexto cinematográfico;
— Aprofundar pensamento crítico sobre a imagem no contexto artístico;
— Ampliar noções de literacia visual a partir da análise da imagem na sociedade contemporânea;
— Explorar a fotografia como um elemento de comunicação alargado em projetos artísticos (imagem fixa e imagem em movimento);
— Aprofundar técnicas de registo e de edição de imagem fotográfica e cinematográfica;
— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de experiências de comunicação relacionadas com a imagem (fixa ou movimento).


Introdução à Programação


MM0061 - ECTS

Em termos gerais, pretende-se que o/a estudante adquira as competências englobadas no pensamento computacional, acrescido da capacidade efetiva de desenvolver programas de baixa / média complexidade utilizando uma linguagem de programação.


Jogos Digitais


MM0064 - ECTS

Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto de entretenimento, mas também pelas capacidades de imersão e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem. 

O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de design e desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.




Síntese Sonora para Media Digitais


MM0065 - ECTS

1) Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação.

2) Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical.

3) Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.


Sistemas Digitais Interativos


MM0027 - ECTS

1) Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.

2) Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos.

3) Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.

4) Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.


Tecnologias Web


MM0047 - ECTS

Fornecer aos estudantes conhecimentos e competência práticas sobre: 

  • A Internet e a World Wide Web (WWW)
  • As tecnologias de desenvolvimento web
  • Desenvolvimento web cliente
  • Desenvolvimento web servidor

Arte e Comunicação Multimédia


MM0038 - ECTS

Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.

Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.

Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.


Contextos de E-Learning


MM0055 - ECTS
  1. Compreender as diferentes definições e modalidades do e-Learning.
  2. Analisar diferentes contextos sociais, pedagógicos, e tecnológicos do e-Learning.
  3. Praticar o uso de plataformas de e-Learning (em particular, da plataforma Moodle).
  4. Explorar a colocação de recursos e a dinamização de variadas atividades no Moodle.
  5. Planificar e desenvolver objetos de aprendizagem reutilizáveis.
  6. Planificar estratégias de avaliação em e-Learning.
  7. Criar um protótipo de um curso de e-Learning ou b-Learning, tendo em vista a sua posterior implementação num contexto real de educação e formação.

Documentário


MM0057 - ECTS
Fornecer ao estudante conhecimento sobre a estética e as técnicas documentais:
  • Compreensão e aplicação da estética e das técnicas documentais
  • Criação de projetos de vídeo utilizando uma abordagem documental
  • Visionamentos, discussões e leituras com vista à estimulação de diferentes abordagens dos projetos documentais dos alunos
  • Realização do pitch dos seus projetos 
  • Elaboração de um dossier de produção dos seus projetos
  • Elaboração de um dossier de imprensa dos seus projetos

Economia e Gestão dos Media


MM0066 - ECTS
  1. Discutir a complexidade e especificidades dos media;
  2. Estudar mercados, estratégias de propriedade, e modelos de negócio;
  3. Fornecer conceitos e ferramentas para a elaboração de um plano de negócios;
  4. Discutir a relevância temporal das instituições no consumo de bens media;
  5. Discutir oportunidades, constrangimentos e tendências no atual ecossistema dos media.
  6. Fornecer as ferramentas necessárias para interpretar um plano de Marketing

Educação Multimédia


MM0040 - ECTS

Educação Multimédia é uma unidade curricular obrigatória para os estudantes da especialização em Educação e Sociedade. Assim, e atendendo aos objetivos orientadores do Mestrado em Multimédia, a unidade curricular pretende capacitar os estudantes para:

  • Compreender os desenvolvimentos históricos e epistemológicos no domínio da edução multimédia.
  • Compreender e intervir nos debates atuais sobre a articulação entre meios digitais e educação, nas diferentes perspetivas teóricas, críticas e técnicas.
  • Conhecer os pontos de vista relevantes para promover a literacia multimédia na sociedade atual; assim como, em particular, a integração do multimédia em projetos educativos formais e informais.
  • Analisar e integrar dados da investigação mais recente nos momentos de conceção e avaliação de produtos, processos e serviços em contextos profissionais na área da educação.

Fotografia e Cinema


MM0043 - ECTS

— Adquirir conhecimento histórico e técnico sobre dispositivos visuais (imagem fixa e imagem em movimento); 
— Aptidão para registar fotografias sabendo aplicar noções de profundidade de campo e velocidade de obturação;
— Saber identificar os principais movimentos da história da fotografia e a sua relação com a contemporaneidade;
— Compreender relações entre imagens, a narrativa fotográfica e a suas relações com o contexto cinematográfico;
— Aprofundar pensamento crítico sobre a imagem no contexto artístico;
— Ampliar noções de literacia visual a partir da análise da imagem na sociedade contemporânea;
— Explorar a fotografia como um elemento de comunicação alargado em projetos artísticos (imagem fixa e imagem em movimento);
— Aprofundar técnicas de registo e de edição de imagem fotográfica e cinematográfica;
— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de experiências de comunicação relacionadas com a imagem (fixa ou movimento).


Introdução à Programação


MM0061 - ECTS

Em termos gerais, pretende-se que o/a estudante adquira as competências englobadas no pensamento computacional, acrescido da capacidade efetiva de desenvolver programas de baixa / média complexidade utilizando uma linguagem de programação.


Jogos Digitais


MM0064 - ECTS

Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto de entretenimento, mas também pelas capacidades de imersão e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem. 

O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de design e desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.




Síntese Sonora para Media Digitais


MM0065 - ECTS

1) Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação.

2) Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical.

3) Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.


Sistemas Digitais Interativos


MM0027 - ECTS

1) Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.

2) Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos.

3) Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.

4) Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.


Tecnologias Web


MM0047 - ECTS

Fornecer aos estudantes conhecimentos e competência práticas sobre: 

  • A Internet e a World Wide Web (WWW)
  • As tecnologias de desenvolvimento web
  • Desenvolvimento web cliente
  • Desenvolvimento web servidor

Aplicações e Novos Serviços


MM0050 - ECTS

Design de Som para Media Digitais


MM0034 - ECTS
1) Conhecimento aprofundado sobre a história e o vocabulário do design de som.

2) Contacto com a nomenclatura, metodologia de trabalho e principais ferramentas do design de som para media digitais.

3) Aplicação do design de som à criação, manipulação e transmissão de conteúdos sonoros para meios visuais, com ênfase na área do cinema e jogos.


Interfaces Multimodais


MM0053 - ECTS

A unidade curricular de Interfaces Multimodais dedica-se ao estudo dos sistemas computacionais e do design da interação com estes.


Multimédia em Performing Arts


MM0041 - ECTS

1) Aquisição de conhecimentos na área das artes performativas, em termos históricos e contemporâneos.

2) Desenvolvimento de capacidades de produção técnica e criativa em contextos de "live arts" e interactividade.

3) Desenvolvimento de capacidades performativas.


Música Interativa


MM0067 - ECTS
1) Conhecimento aprofundado sobre técnicas de análise de conteúdo musical e de geração automática de música;

2) Contacto com a literatura mais relevante sobre análise de conteúdo musical e de geração automática de música, incluindo obras musicais generativas históricas;

3) Conhecimento sobre as potencialidades e o estado da arte da análise de conteúdo musical e da geração automática de música;

4) Implementação de aplicações de música interactiva com análise de conteúdo musical e geração automática de música.

Narrativas Interativas


MM0068 - ECTS

No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de:

  • Compreender a importância da narrativa na condição humana;
  • Identificar os principais elementos das narrativas interativas e suas práticas;
  • Compreender e aplicar a terminologia das narrativas interativas;
  • Realizar um pitch;
  • Desenvolver uma narrativa interativa;
  • Analisar narrativas em diferentes plataformas;
  • Identificar as principais necessidades dos utilizadores.

Sistemas Gráficos e Animação 3D


MM0051 - ECTS

Transmitir o conhecimento de conceitos, técnicas, algoritmos e tecnologias de Computação Gráfica e de Animação por Computador. Um estudo aprofundado é efetuado no domínio da computação gráfica 3D. Temas importantes são a modelação 3D, a Síntese de Imagens e a animação por Computador. O conteúdo prático da disciplina é complementado com uma visão de uma aplicação de modelação, síntese de imagem e animação 3D. 


Software Educativo


MM0048 - ECTS

Atendendo aos objetivos orientadores do Mestrado em Multimédia, Software Educativo capacitar os estudantes para:

  • Conhecer e adotar, de forma sustentada e progressiva, as práticas de seleção, análise e avaliação de software educativo.
  • Compreender as principais etapas do processo de desenvolvimento de software educativo.
  • Planear e desenvolver protótipos, e implementar o uso de software educativo.

Arte e Comunicação Multimédia


MM0038 - ECTS

Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.

Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.

Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.


Contextos de E-Learning


MM0055 - ECTS
  1. Compreender as diferentes definições e modalidades do e-Learning.
  2. Analisar diferentes contextos sociais, pedagógicos, e tecnológicos do e-Learning.
  3. Praticar o uso de plataformas de e-Learning (em particular, da plataforma Moodle).
  4. Explorar a colocação de recursos e a dinamização de variadas atividades no Moodle.
  5. Planificar e desenvolver objetos de aprendizagem reutilizáveis.
  6. Planificar estratégias de avaliação em e-Learning.
  7. Criar um protótipo de um curso de e-Learning ou b-Learning, tendo em vista a sua posterior implementação num contexto real de educação e formação.

Documentário


MM0057 - ECTS
Fornecer ao estudante conhecimento sobre a estética e as técnicas documentais:
  • Compreensão e aplicação da estética e das técnicas documentais
  • Criação de projetos de vídeo utilizando uma abordagem documental
  • Visionamentos, discussões e leituras com vista à estimulação de diferentes abordagens dos projetos documentais dos alunos
  • Realização do pitch dos seus projetos 
  • Elaboração de um dossier de produção dos seus projetos
  • Elaboração de um dossier de imprensa dos seus projetos

Economia e Gestão dos Media


MM0066 - ECTS
  1. Discutir a complexidade e especificidades dos media;
  2. Estudar mercados, estratégias de propriedade, e modelos de negócio;
  3. Fornecer conceitos e ferramentas para a elaboração de um plano de negócios;
  4. Discutir a relevância temporal das instituições no consumo de bens media;
  5. Discutir oportunidades, constrangimentos e tendências no atual ecossistema dos media.
  6. Fornecer as ferramentas necessárias para interpretar um plano de Marketing

Educação Multimédia


MM0040 - ECTS

Educação Multimédia é uma unidade curricular obrigatória para os estudantes da especialização em Educação e Sociedade. Assim, e atendendo aos objetivos orientadores do Mestrado em Multimédia, a unidade curricular pretende capacitar os estudantes para:

  • Compreender os desenvolvimentos históricos e epistemológicos no domínio da edução multimédia.
  • Compreender e intervir nos debates atuais sobre a articulação entre meios digitais e educação, nas diferentes perspetivas teóricas, críticas e técnicas.
  • Conhecer os pontos de vista relevantes para promover a literacia multimédia na sociedade atual; assim como, em particular, a integração do multimédia em projetos educativos formais e informais.
  • Analisar e integrar dados da investigação mais recente nos momentos de conceção e avaliação de produtos, processos e serviços em contextos profissionais na área da educação.

Fotografia e Cinema


MM0043 - ECTS

— Adquirir conhecimento histórico e técnico sobre dispositivos visuais (imagem fixa e imagem em movimento); 
— Aptidão para registar fotografias sabendo aplicar noções de profundidade de campo e velocidade de obturação;
— Saber identificar os principais movimentos da história da fotografia e a sua relação com a contemporaneidade;
— Compreender relações entre imagens, a narrativa fotográfica e a suas relações com o contexto cinematográfico;
— Aprofundar pensamento crítico sobre a imagem no contexto artístico;
— Ampliar noções de literacia visual a partir da análise da imagem na sociedade contemporânea;
— Explorar a fotografia como um elemento de comunicação alargado em projetos artísticos (imagem fixa e imagem em movimento);
— Aprofundar técnicas de registo e de edição de imagem fotográfica e cinematográfica;
— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de experiências de comunicação relacionadas com a imagem (fixa ou movimento).


Introdução à Programação


MM0061 - ECTS

Em termos gerais, pretende-se que o/a estudante adquira as competências englobadas no pensamento computacional, acrescido da capacidade efetiva de desenvolver programas de baixa / média complexidade utilizando uma linguagem de programação.


Jogos Digitais


MM0064 - ECTS

Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto de entretenimento, mas também pelas capacidades de imersão e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem. 

O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de design e desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.




Síntese Sonora para Media Digitais


MM0065 - ECTS

1) Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação.

2) Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical.

3) Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.


Sistemas Digitais Interativos


MM0027 - ECTS

1) Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.

2) Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos.

3) Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.

4) Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.


Tecnologias Web


MM0047 - ECTS

Fornecer aos estudantes conhecimentos e competência práticas sobre: 

  • A Internet e a World Wide Web (WWW)
  • As tecnologias de desenvolvimento web
  • Desenvolvimento web cliente
  • Desenvolvimento web servidor

Arte e Comunicação Multimédia


MM0038 - ECTS

Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.

Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.

Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.


Contextos de E-Learning


MM0055 - ECTS
  1. Compreender as diferentes definições e modalidades do e-Learning.
  2. Analisar diferentes contextos sociais, pedagógicos, e tecnológicos do e-Learning.
  3. Praticar o uso de plataformas de e-Learning (em particular, da plataforma Moodle).
  4. Explorar a colocação de recursos e a dinamização de variadas atividades no Moodle.
  5. Planificar e desenvolver objetos de aprendizagem reutilizáveis.
  6. Planificar estratégias de avaliação em e-Learning.
  7. Criar um protótipo de um curso de e-Learning ou b-Learning, tendo em vista a sua posterior implementação num contexto real de educação e formação.

Documentário


MM0057 - ECTS
Fornecer ao estudante conhecimento sobre a estética e as técnicas documentais:
  • Compreensão e aplicação da estética e das técnicas documentais
  • Criação de projetos de vídeo utilizando uma abordagem documental
  • Visionamentos, discussões e leituras com vista à estimulação de diferentes abordagens dos projetos documentais dos alunos
  • Realização do pitch dos seus projetos 
  • Elaboração de um dossier de produção dos seus projetos
  • Elaboração de um dossier de imprensa dos seus projetos

Economia e Gestão dos Media


MM0066 - ECTS
  1. Discutir a complexidade e especificidades dos media;
  2. Estudar mercados, estratégias de propriedade, e modelos de negócio;
  3. Fornecer conceitos e ferramentas para a elaboração de um plano de negócios;
  4. Discutir a relevância temporal das instituições no consumo de bens media;
  5. Discutir oportunidades, constrangimentos e tendências no atual ecossistema dos media.
  6. Fornecer as ferramentas necessárias para interpretar um plano de Marketing

Educação Multimédia


MM0040 - ECTS

Educação Multimédia é uma unidade curricular obrigatória para os estudantes da especialização em Educação e Sociedade. Assim, e atendendo aos objetivos orientadores do Mestrado em Multimédia, a unidade curricular pretende capacitar os estudantes para:

  • Compreender os desenvolvimentos históricos e epistemológicos no domínio da edução multimédia.
  • Compreender e intervir nos debates atuais sobre a articulação entre meios digitais e educação, nas diferentes perspetivas teóricas, críticas e técnicas.
  • Conhecer os pontos de vista relevantes para promover a literacia multimédia na sociedade atual; assim como, em particular, a integração do multimédia em projetos educativos formais e informais.
  • Analisar e integrar dados da investigação mais recente nos momentos de conceção e avaliação de produtos, processos e serviços em contextos profissionais na área da educação.

Fotografia e Cinema


MM0043 - ECTS

— Adquirir conhecimento histórico e técnico sobre dispositivos visuais (imagem fixa e imagem em movimento); 
— Aptidão para registar fotografias sabendo aplicar noções de profundidade de campo e velocidade de obturação;
— Saber identificar os principais movimentos da história da fotografia e a sua relação com a contemporaneidade;
— Compreender relações entre imagens, a narrativa fotográfica e a suas relações com o contexto cinematográfico;
— Aprofundar pensamento crítico sobre a imagem no contexto artístico;
— Ampliar noções de literacia visual a partir da análise da imagem na sociedade contemporânea;
— Explorar a fotografia como um elemento de comunicação alargado em projetos artísticos (imagem fixa e imagem em movimento);
— Aprofundar técnicas de registo e de edição de imagem fotográfica e cinematográfica;
— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de experiências de comunicação relacionadas com a imagem (fixa ou movimento).


Introdução à Programação


MM0061 - ECTS

Em termos gerais, pretende-se que o/a estudante adquira as competências englobadas no pensamento computacional, acrescido da capacidade efetiva de desenvolver programas de baixa / média complexidade utilizando uma linguagem de programação.


Jogos Digitais


MM0064 - ECTS

Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto de entretenimento, mas também pelas capacidades de imersão e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem. 

O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de design e desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.




Síntese Sonora para Media Digitais


MM0065 - ECTS

1) Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação.

2) Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical.

3) Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.


Sistemas Digitais Interativos


MM0027 - ECTS

1) Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.

2) Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos.

3) Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.

4) Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.


Tecnologias Web


MM0047 - ECTS

Fornecer aos estudantes conhecimentos e competência práticas sobre: 

  • A Internet e a World Wide Web (WWW)
  • As tecnologias de desenvolvimento web
  • Desenvolvimento web cliente
  • Desenvolvimento web servidor

Aplicações e Novos Serviços


MM0050 - ECTS

Design de Som para Media Digitais


MM0034 - ECTS
1) Conhecimento aprofundado sobre a história e o vocabulário do design de som.

2) Contacto com a nomenclatura, metodologia de trabalho e principais ferramentas do design de som para media digitais.

3) Aplicação do design de som à criação, manipulação e transmissão de conteúdos sonoros para meios visuais, com ênfase na área do cinema e jogos.


Interfaces Multimodais


MM0053 - ECTS

A unidade curricular de Interfaces Multimodais dedica-se ao estudo dos sistemas computacionais e do design da interação com estes.


Multimédia em Performing Arts


MM0041 - ECTS

1) Aquisição de conhecimentos na área das artes performativas, em termos históricos e contemporâneos.

2) Desenvolvimento de capacidades de produção técnica e criativa em contextos de "live arts" e interactividade.

3) Desenvolvimento de capacidades performativas.


Música Interativa


MM0067 - ECTS
1) Conhecimento aprofundado sobre técnicas de análise de conteúdo musical e de geração automática de música;

2) Contacto com a literatura mais relevante sobre análise de conteúdo musical e de geração automática de música, incluindo obras musicais generativas históricas;

3) Conhecimento sobre as potencialidades e o estado da arte da análise de conteúdo musical e da geração automática de música;

4) Implementação de aplicações de música interactiva com análise de conteúdo musical e geração automática de música.

Narrativas Interativas


MM0068 - ECTS

No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de:

  • Compreender a importância da narrativa na condição humana;
  • Identificar os principais elementos das narrativas interativas e suas práticas;
  • Compreender e aplicar a terminologia das narrativas interativas;
  • Realizar um pitch;
  • Desenvolver uma narrativa interativa;
  • Analisar narrativas em diferentes plataformas;
  • Identificar as principais necessidades dos utilizadores.

Sistemas Gráficos e Animação 3D


MM0051 - ECTS

Transmitir o conhecimento de conceitos, técnicas, algoritmos e tecnologias de Computação Gráfica e de Animação por Computador. Um estudo aprofundado é efetuado no domínio da computação gráfica 3D. Temas importantes são a modelação 3D, a Síntese de Imagens e a animação por Computador. O conteúdo prático da disciplina é complementado com uma visão de uma aplicação de modelação, síntese de imagem e animação 3D. 


Software Educativo


MM0048 - ECTS

Atendendo aos objetivos orientadores do Mestrado em Multimédia, Software Educativo capacitar os estudantes para:

  • Conhecer e adotar, de forma sustentada e progressiva, as práticas de seleção, análise e avaliação de software educativo.
  • Compreender as principais etapas do processo de desenvolvimento de software educativo.
  • Planear e desenvolver protótipos, e implementar o uso de software educativo.

Arte e Comunicação Multimédia


MM0038 - ECTS

Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.

Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.

Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.


Contextos de E-Learning


MM0055 - ECTS
  1. Compreender as diferentes definições e modalidades do e-Learning.
  2. Analisar diferentes contextos sociais, pedagógicos, e tecnológicos do e-Learning.
  3. Praticar o uso de plataformas de e-Learning (em particular, da plataforma Moodle).
  4. Explorar a colocação de recursos e a dinamização de variadas atividades no Moodle.
  5. Planificar e desenvolver objetos de aprendizagem reutilizáveis.
  6. Planificar estratégias de avaliação em e-Learning.
  7. Criar um protótipo de um curso de e-Learning ou b-Learning, tendo em vista a sua posterior implementação num contexto real de educação e formação.

Documentário


MM0057 - ECTS
Fornecer ao estudante conhecimento sobre a estética e as técnicas documentais:
  • Compreensão e aplicação da estética e das técnicas documentais
  • Criação de projetos de vídeo utilizando uma abordagem documental
  • Visionamentos, discussões e leituras com vista à estimulação de diferentes abordagens dos projetos documentais dos alunos
  • Realização do pitch dos seus projetos 
  • Elaboração de um dossier de produção dos seus projetos
  • Elaboração de um dossier de imprensa dos seus projetos

Economia e Gestão dos Media


MM0066 - ECTS
  1. Discutir a complexidade e especificidades dos media;
  2. Estudar mercados, estratégias de propriedade, e modelos de negócio;
  3. Fornecer conceitos e ferramentas para a elaboração de um plano de negócios;
  4. Discutir a relevância temporal das instituições no consumo de bens media;
  5. Discutir oportunidades, constrangimentos e tendências no atual ecossistema dos media.
  6. Fornecer as ferramentas necessárias para interpretar um plano de Marketing

Educação Multimédia


MM0040 - ECTS

Educação Multimédia é uma unidade curricular obrigatória para os estudantes da especialização em Educação e Sociedade. Assim, e atendendo aos objetivos orientadores do Mestrado em Multimédia, a unidade curricular pretende capacitar os estudantes para:

  • Compreender os desenvolvimentos históricos e epistemológicos no domínio da edução multimédia.
  • Compreender e intervir nos debates atuais sobre a articulação entre meios digitais e educação, nas diferentes perspetivas teóricas, críticas e técnicas.
  • Conhecer os pontos de vista relevantes para promover a literacia multimédia na sociedade atual; assim como, em particular, a integração do multimédia em projetos educativos formais e informais.
  • Analisar e integrar dados da investigação mais recente nos momentos de conceção e avaliação de produtos, processos e serviços em contextos profissionais na área da educação.

Fotografia e Cinema


MM0043 - ECTS

— Adquirir conhecimento histórico e técnico sobre dispositivos visuais (imagem fixa e imagem em movimento); 
— Aptidão para registar fotografias sabendo aplicar noções de profundidade de campo e velocidade de obturação;
— Saber identificar os principais movimentos da história da fotografia e a sua relação com a contemporaneidade;
— Compreender relações entre imagens, a narrativa fotográfica e a suas relações com o contexto cinematográfico;
— Aprofundar pensamento crítico sobre a imagem no contexto artístico;
— Ampliar noções de literacia visual a partir da análise da imagem na sociedade contemporânea;
— Explorar a fotografia como um elemento de comunicação alargado em projetos artísticos (imagem fixa e imagem em movimento);
— Aprofundar técnicas de registo e de edição de imagem fotográfica e cinematográfica;
— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de experiências de comunicação relacionadas com a imagem (fixa ou movimento).


Introdução à Programação


MM0061 - ECTS

Em termos gerais, pretende-se que o/a estudante adquira as competências englobadas no pensamento computacional, acrescido da capacidade efetiva de desenvolver programas de baixa / média complexidade utilizando uma linguagem de programação.


Jogos Digitais


MM0064 - ECTS

Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto de entretenimento, mas também pelas capacidades de imersão e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem. 

O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de design e desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.




Síntese Sonora para Media Digitais


MM0065 - ECTS

1) Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação.

2) Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical.

3) Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.


Sistemas Digitais Interativos


MM0027 - ECTS

1) Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.

2) Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos.

3) Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.

4) Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.


Tecnologias Web


MM0047 - ECTS

Fornecer aos estudantes conhecimentos e competência práticas sobre: 

  • A Internet e a World Wide Web (WWW)
  • As tecnologias de desenvolvimento web
  • Desenvolvimento web cliente
  • Desenvolvimento web servidor

Arte e Comunicação Multimédia


MM0038 - ECTS

Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.

Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.

Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.


Contextos de E-Learning


MM0055 - ECTS
  1. Compreender as diferentes definições e modalidades do e-Learning.
  2. Analisar diferentes contextos sociais, pedagógicos, e tecnológicos do e-Learning.
  3. Praticar o uso de plataformas de e-Learning (em particular, da plataforma Moodle).
  4. Explorar a colocação de recursos e a dinamização de variadas atividades no Moodle.
  5. Planificar e desenvolver objetos de aprendizagem reutilizáveis.
  6. Planificar estratégias de avaliação em e-Learning.
  7. Criar um protótipo de um curso de e-Learning ou b-Learning, tendo em vista a sua posterior implementação num contexto real de educação e formação.

Documentário


MM0057 - ECTS
Fornecer ao estudante conhecimento sobre a estética e as técnicas documentais:
  • Compreensão e aplicação da estética e das técnicas documentais
  • Criação de projetos de vídeo utilizando uma abordagem documental
  • Visionamentos, discussões e leituras com vista à estimulação de diferentes abordagens dos projetos documentais dos alunos
  • Realização do pitch dos seus projetos 
  • Elaboração de um dossier de produção dos seus projetos
  • Elaboração de um dossier de imprensa dos seus projetos

Economia e Gestão dos Media


MM0066 - ECTS
  1. Discutir a complexidade e especificidades dos media;
  2. Estudar mercados, estratégias de propriedade, e modelos de negócio;
  3. Fornecer conceitos e ferramentas para a elaboração de um plano de negócios;
  4. Discutir a relevância temporal das instituições no consumo de bens media;
  5. Discutir oportunidades, constrangimentos e tendências no atual ecossistema dos media.
  6. Fornecer as ferramentas necessárias para interpretar um plano de Marketing

Educação Multimédia


MM0040 - ECTS

Educação Multimédia é uma unidade curricular obrigatória para os estudantes da especialização em Educação e Sociedade. Assim, e atendendo aos objetivos orientadores do Mestrado em Multimédia, a unidade curricular pretende capacitar os estudantes para:

  • Compreender os desenvolvimentos históricos e epistemológicos no domínio da edução multimédia.
  • Compreender e intervir nos debates atuais sobre a articulação entre meios digitais e educação, nas diferentes perspetivas teóricas, críticas e técnicas.
  • Conhecer os pontos de vista relevantes para promover a literacia multimédia na sociedade atual; assim como, em particular, a integração do multimédia em projetos educativos formais e informais.
  • Analisar e integrar dados da investigação mais recente nos momentos de conceção e avaliação de produtos, processos e serviços em contextos profissionais na área da educação.

Fotografia e Cinema


MM0043 - ECTS

— Adquirir conhecimento histórico e técnico sobre dispositivos visuais (imagem fixa e imagem em movimento); 
— Aptidão para registar fotografias sabendo aplicar noções de profundidade de campo e velocidade de obturação;
— Saber identificar os principais movimentos da história da fotografia e a sua relação com a contemporaneidade;
— Compreender relações entre imagens, a narrativa fotográfica e a suas relações com o contexto cinematográfico;
— Aprofundar pensamento crítico sobre a imagem no contexto artístico;
— Ampliar noções de literacia visual a partir da análise da imagem na sociedade contemporânea;
— Explorar a fotografia como um elemento de comunicação alargado em projetos artísticos (imagem fixa e imagem em movimento);
— Aprofundar técnicas de registo e de edição de imagem fotográfica e cinematográfica;
— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de experiências de comunicação relacionadas com a imagem (fixa ou movimento).


Introdução à Programação


MM0061 - ECTS

Em termos gerais, pretende-se que o/a estudante adquira as competências englobadas no pensamento computacional, acrescido da capacidade efetiva de desenvolver programas de baixa / média complexidade utilizando uma linguagem de programação.


Jogos Digitais


MM0064 - ECTS

Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto de entretenimento, mas também pelas capacidades de imersão e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem. 

O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de design e desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.




Síntese Sonora para Media Digitais


MM0065 - ECTS

1) Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação.

2) Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical.

3) Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.


Sistemas Digitais Interativos


MM0027 - ECTS

1) Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.

2) Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos.

3) Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.

4) Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.


Tecnologias Web


MM0047 - ECTS

Fornecer aos estudantes conhecimentos e competência práticas sobre: 

  • A Internet e a World Wide Web (WWW)
  • As tecnologias de desenvolvimento web
  • Desenvolvimento web cliente
  • Desenvolvimento web servidor

Aplicações e Novos Serviços


MM0050 - ECTS

Design de Som para Media Digitais


MM0034 - ECTS
1) Conhecimento aprofundado sobre a história e o vocabulário do design de som.

2) Contacto com a nomenclatura, metodologia de trabalho e principais ferramentas do design de som para media digitais.

3) Aplicação do design de som à criação, manipulação e transmissão de conteúdos sonoros para meios visuais, com ênfase na área do cinema e jogos.


Interfaces Multimodais


MM0053 - ECTS

A unidade curricular de Interfaces Multimodais dedica-se ao estudo dos sistemas computacionais e do design da interação com estes.


Multimédia em Performing Arts


MM0041 - ECTS

1) Aquisição de conhecimentos na área das artes performativas, em termos históricos e contemporâneos.

2) Desenvolvimento de capacidades de produção técnica e criativa em contextos de "live arts" e interactividade.

3) Desenvolvimento de capacidades performativas.


Música Interativa


MM0067 - ECTS
1) Conhecimento aprofundado sobre técnicas de análise de conteúdo musical e de geração automática de música;

2) Contacto com a literatura mais relevante sobre análise de conteúdo musical e de geração automática de música, incluindo obras musicais generativas históricas;

3) Conhecimento sobre as potencialidades e o estado da arte da análise de conteúdo musical e da geração automática de música;

4) Implementação de aplicações de música interactiva com análise de conteúdo musical e geração automática de música.

Narrativas Interativas


MM0068 - ECTS

No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de:

  • Compreender a importância da narrativa na condição humana;
  • Identificar os principais elementos das narrativas interativas e suas práticas;
  • Compreender e aplicar a terminologia das narrativas interativas;
  • Realizar um pitch;
  • Desenvolver uma narrativa interativa;
  • Analisar narrativas em diferentes plataformas;
  • Identificar as principais necessidades dos utilizadores.

Sistemas Gráficos e Animação 3D


MM0051 - ECTS

Transmitir o conhecimento de conceitos, técnicas, algoritmos e tecnologias de Computação Gráfica e de Animação por Computador. Um estudo aprofundado é efetuado no domínio da computação gráfica 3D. Temas importantes são a modelação 3D, a Síntese de Imagens e a animação por Computador. O conteúdo prático da disciplina é complementado com uma visão de uma aplicação de modelação, síntese de imagem e animação 3D. 


Software Educativo


MM0048 - ECTS

Atendendo aos objetivos orientadores do Mestrado em Multimédia, Software Educativo capacitar os estudantes para:

  • Conhecer e adotar, de forma sustentada e progressiva, as práticas de seleção, análise e avaliação de software educativo.
  • Compreender as principais etapas do processo de desenvolvimento de software educativo.
  • Planear e desenvolver protótipos, e implementar o uso de software educativo.

Arte e Comunicação Multimédia


MM0038 - ECTS

Expandir o reportório de conhecimentos relacionados com a produção criativa multimedia, em perspectivas históricas e contemporâneas.

Aprofundar a capacidade de análise e interpretação de fenómenos e transformações socio-culturais associados aos novos media.

Integrar dimensões de conteúdos e objectivos nas produções digitais de investimento predominantemente tecnológico.


Contextos de E-Learning


MM0055 - ECTS
  1. Compreender as diferentes definições e modalidades do e-Learning.
  2. Analisar diferentes contextos sociais, pedagógicos, e tecnológicos do e-Learning.
  3. Praticar o uso de plataformas de e-Learning (em particular, da plataforma Moodle).
  4. Explorar a colocação de recursos e a dinamização de variadas atividades no Moodle.
  5. Planificar e desenvolver objetos de aprendizagem reutilizáveis.
  6. Planificar estratégias de avaliação em e-Learning.
  7. Criar um protótipo de um curso de e-Learning ou b-Learning, tendo em vista a sua posterior implementação num contexto real de educação e formação.

Documentário


MM0057 - ECTS
Fornecer ao estudante conhecimento sobre a estética e as técnicas documentais:
  • Compreensão e aplicação da estética e das técnicas documentais
  • Criação de projetos de vídeo utilizando uma abordagem documental
  • Visionamentos, discussões e leituras com vista à estimulação de diferentes abordagens dos projetos documentais dos alunos
  • Realização do pitch dos seus projetos 
  • Elaboração de um dossier de produção dos seus projetos
  • Elaboração de um dossier de imprensa dos seus projetos

Economia e Gestão dos Media


MM0066 - ECTS
  1. Discutir a complexidade e especificidades dos media;
  2. Estudar mercados, estratégias de propriedade, e modelos de negócio;
  3. Fornecer conceitos e ferramentas para a elaboração de um plano de negócios;
  4. Discutir a relevância temporal das instituições no consumo de bens media;
  5. Discutir oportunidades, constrangimentos e tendências no atual ecossistema dos media.
  6. Fornecer as ferramentas necessárias para interpretar um plano de Marketing

Educação Multimédia


MM0040 - ECTS

Educação Multimédia é uma unidade curricular obrigatória para os estudantes da especialização em Educação e Sociedade. Assim, e atendendo aos objetivos orientadores do Mestrado em Multimédia, a unidade curricular pretende capacitar os estudantes para:

  • Compreender os desenvolvimentos históricos e epistemológicos no domínio da edução multimédia.
  • Compreender e intervir nos debates atuais sobre a articulação entre meios digitais e educação, nas diferentes perspetivas teóricas, críticas e técnicas.
  • Conhecer os pontos de vista relevantes para promover a literacia multimédia na sociedade atual; assim como, em particular, a integração do multimédia em projetos educativos formais e informais.
  • Analisar e integrar dados da investigação mais recente nos momentos de conceção e avaliação de produtos, processos e serviços em contextos profissionais na área da educação.

Fotografia e Cinema


MM0043 - ECTS

— Adquirir conhecimento histórico e técnico sobre dispositivos visuais (imagem fixa e imagem em movimento); 
— Aptidão para registar fotografias sabendo aplicar noções de profundidade de campo e velocidade de obturação;
— Saber identificar os principais movimentos da história da fotografia e a sua relação com a contemporaneidade;
— Compreender relações entre imagens, a narrativa fotográfica e a suas relações com o contexto cinematográfico;
— Aprofundar pensamento crítico sobre a imagem no contexto artístico;
— Ampliar noções de literacia visual a partir da análise da imagem na sociedade contemporânea;
— Explorar a fotografia como um elemento de comunicação alargado em projetos artísticos (imagem fixa e imagem em movimento);
— Aprofundar técnicas de registo e de edição de imagem fotográfica e cinematográfica;
— Adquirir um discurso visual que se apresente como um campo de experiências de comunicação relacionadas com a imagem (fixa ou movimento).


Introdução à Programação


MM0061 - ECTS

Em termos gerais, pretende-se que o/a estudante adquira as competências englobadas no pensamento computacional, acrescido da capacidade efetiva de desenvolver programas de baixa / média complexidade utilizando uma linguagem de programação.


Jogos Digitais


MM0064 - ECTS

Os profissionais da área do multimédia podem tirar grandes vantagens na utilização de jogos digitais, não só como produto de entretenimento, mas também pelas capacidades de imersão e de interatividade desta tecnologia, que podem potenciar, inclusivamente a aprendizagem. 

O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de design e desenvolvimento de jogos digitais numa vertente direcionada para a tecnologia multimédia.




Síntese Sonora para Media Digitais


MM0065 - ECTS

1) Conhecimento aprofundado sobre as várias formas de síntese sonora assim como das linguagens e software mais relevante para a sua criação.

2) Aplicação da síntese Sonora em diversos contextos de design de som ou criação musical.

3) Aperfeiçoamento e criação de novos modelos de síntese sonora.


Sistemas Digitais Interativos


MM0027 - ECTS

1) Discussão teórica sobre o conceito de interactividade e sua aplicação em sistemas digitais.

2) Conhecimento aprofundado sobre concepção e implementação de sistemas digitais interactivos.

3) Conhecimento aprofundando de técnicas de desenvolvimento de interfaces e mapeamento de informação digital.

4) Realização de vários tipos de trabalho envolvendo tecnologias de interacção, informados na área de especialização dos estudantes.


Tecnologias Web


MM0047 - ECTS

Fornecer aos estudantes conhecimentos e competência práticas sobre: 

  • A Internet e a World Wide Web (WWW)
  • As tecnologias de desenvolvimento web
  • Desenvolvimento web cliente
  • Desenvolvimento web servidor

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2024-05-19 às 21:47:48 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias