Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Projetos > Projeto/Contrato PS:PTDC/CPE-CED/113768/2009

Projeto/Contrato PS:PTDC/CPE-CED/113768/2009

Início Aprovado Em Curso Concluído Encerrado

Estado
Projeto EncerradoEncerrado
Publicação
PublicadoPublicado
Dados Gerais
Código: 60030
 
Referência: PTDC/CPE-CED/113768/2009
Nome Curto: Contextualizar o Saber
Título: Contextualizar o Saber para a melhoria dos resultados dos alunos
Financiamento Competitivo: Sim
Envolve empresas?:
Nº de Instituições Participantes: 5
Âmbito
Tipo: Projeto Financiado
 
Âmbito Geográfico: Nacional
 
Tipo de Ação: I&DT
Financiamento
Programa: COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade
Instituição Financiadora: Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Âmbito Geográfico Financeiro: Nacional
Data de Contrato de Financiamento: 2011-01-11
Calendarização
Data de Início Efetivo: 2011-01-10
Data de Conclusão Prevista: 2013-07-09
Data de Conclusão Efetiva: 2013-07-09
Orçamento
Moeda: EUR
 
Orçamento Global Aprovado: 85.646,00 EUR
Detalhes
Resumo: contextualização curricular tem vindo progressivamente a assumir-se como uma temática central nos debates sobre o ensino e a aprendizagem. Entendida como forma de aproximar os processos de ensino-aprendizagem da realidade concreta dos alunos, configura-se como condição necessária na abordagem dos conteúdos e na organização das actividades a desenvolver na sala de aulas. Ao contribuir para que os alunos relacionem as tarefas educativas com os seus saberes e experiências quotidianas, a contextualização curricular facilita a interligação entre a teoria e a prática e permite que os estudantes confiram sentido e utilidade ao que aprendem na escola. Contextualizar o currículo é, pois, um empreendimento que visa a produção de um currículo significativo para os alunos, identificado com o que James Beane (1997) designa por currículo coerente. Daí a actualidade e a pertinência tanto da temática em análise como do projecto de investigação que pretendemos realizar, cujo objecto central é estudar as formas como as disciplinas escolares têm contextualizado os seus saberes, nomeadamente os seus saberes nucleares, sem os quais perdem a sua identidade, e os modos/razões como/porque o têm feito. Por outro lado, sendo a contextualização curricular resultante de um continuum de decisões tomadas em diferentes contextos e por distintos actores, ao longo do processo de desenvolvimento do currículo, um estudo deste teor torna-se relevante quer pelo reconhecimento desta problemática para a melhoria da qualidade do sistema educativo, quer pelos contributos que pode propiciar às escolas e à comunidade. Esta relevância evidencia-se quando se perfilha uma ideia de ensino-aprendizagem que enfatiza a construção do conhecimento pelos actores em presença. Requer ainda uma reflexão permanente das práticas curriculares que a consubstanciam e possibilita que os dados recolhidos sejam utilizados como suporte à tomada de decisão política. Assim se considera que, em Portugal, este projecto se revele Ver mais. Adequado para parcelas de texto incompletas e que, através deste ícone, permite-se que o utilizador leia o texto todo.
Enquadramento Científico
Domínio Científico (FOS - Nível 2): Ciências sociais > Ciências da educação

Áreas Científicas (CORDIS - Nível 5)

  • Ciências Sociais > Ciências da educação

Palavras Chave

  • Contextualização do saber
  • Cultura escolar
  • Desenvolvimento curricular
  • Resultados escolares
Documentos
Mais informações Não existem Documentos associados ao Projeto.

Publicações associados ao Projeto

Artigo em Revista Científica Internacional
Ana Mouraz (Autor) (FPCEUP); Carlinda Leite (Autor) (FPCEUP); Preciosa Fernandes (Autor) (FPCEUP)
2013
Artigo em Revista Científica Internacional
Ana Mouraz (Autor) (FPCEUP); Carlinda Leite (Autor) (FPCEUP)
2013
Artigo em Revista Científica Internacional
Preciosa Fernandes (Autor) (FPCEUP); Carlinda Leite (Autor) (FPCEUP); Ana Mouraz (Autor) (FPCEUP); Carla Figueiredo (Autor) (FPCEUP)
2013
Artigo em Revista Científica Internacional
Carlinda Leite (Autor) (FPCEUP); Preciosa Fernandes (Autor) (FPCEUP); Sofia Marques da Silva (Autor) (FPCEUP)
2013
Artigo em Revista Científica Internacional
Ana Mouraz (Autor) (FPCEUP); Preciosa Fernandes (Autor) (FPCEUP); José Carlos Morgado (Autor) (Outra)
2012
Artigo em Revista Científica Internacional
Carlinda Leite (Autor) (FPCEUP); Preciosa Fernandes (Autor) (FPCEUP)
2012
Artigo em Revista Científica Internacional
Carlinda Leite (Autor) (FPCEUP)
2012
Artigo em Revista Científica Internacional
Martins, Maria Felisbela (Autor) (FLUP); Leite, Carlinda (Autor) (FPCEUP)
2011
Artigo em Revista Científica Nacional
Carlinda Leite (Autor) (FPCEUP); Preciosa Fernandes (Autor) (FPCEUP); Ana Mouraz (Autor) (FPCEUP)
2012
Artigo em Revista Científica Nacional
Ana Mouraz (Autor) (FPCEUP)
2012
Artigo em Revista Científica Nacional
Carlinda Leite (Autor) (FPCEUP); Fátima Delgado (Autor) (Outra)
2012
Artigo em Revista Científica Nacional
Margarida Barroso (Autor) (Outra); Carlinda Leite (Autor) (FPCEUP)
2011
Artigo em Revista Científica Nacional
Felisbela Martins (Autor) (Outra); Carlinda Leite (Autor) (FPCEUP)
2011
Instituições Participantes no Projeto
Instituição Contacto Criar Tab?
Nome Nome Curto País Tipo Participação Nome Telefone Email
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto FPCEUP Portugal Universidade Proponente Carlinda Leite
Universidade de Aveiro UAVEIRO Portugal Universidade Parceiro Nilza Costa
Universidade de Lisboa UL Portugal Universidade Parceiro Maria Perpétua Rodrigues
Universidade de Lisboa UL Portugal Universidade Parceiro Maria Manuela F. Esteves
Universidade do Minho UM Portugal Universidade Parceiro José Carlos Morgado
 
Orçamentos e Equipas
Orçamento Aprovado: 57.413,00 EUR
Valor Financiado Aprovado: -
Valor co-financiado Aprovado: -
Taxa de Financiamento: 100 %
Orçamento Confidencial:

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
FPCEUP Ana Maria Mouraz Lopes AMML Investigador 25 0 2011-01-10 2013-07-09
FPCEUP Bruno Alexandre Marques Monteiro Mendes BAMMM Bolseiro 100 0 2013-01-15 2013-07-09
FPCEUP Carla Patrícia Teixeira da Silva Figueiredo CPTSF Bolseiro 100 0 2011-02-01 2013-01-31
FPCEUP Carlinda Maria Ferreira Alves Faustino Leite CL Investigador Responsável na UO 35 0 2011-01-10 2013-07-09
FPCEUP Preciosa Teixeira Fernandes PTF Investigador 15 0 2011-01-10 2013-07-09
FPCEUP Raquel Rodrigues Monteiro RRM Bolseiro 100 2013-01-15 2013-07-09

Técnicos no Projeto

Mais informações Não existem Técnicos associadas ao Projeto.
Laboratórios
Mais informações Não existem Laboratórios associados ao Projeto.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-05-06 às 07:36:14 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias